Datas comemorativas de julho

O mês de julho é cheio de datas comemorativas que relembram momentos importantes da história. Para saber mais, confira as datas comemorativas de julho!


Uma data comemorativa é uma oportunidade de celebrar ou conversar sobre assuntos muito importantes, como o tratamento de doenças, preservação do meio ambiente, combate ao racismo, entre outros.

Dessa forma, todo mês possui vários dias com diversos temas. Para conhecer as datas comemorativas de julho, confira!

Datas comemorativas de julho

1º de julho

O Dia da Vacina BCG relembra a criação da vacina Bacilo Calmette-Guérin, utilizada na prevenção da tuberculose. A vacina começou a ser aplicada no Brasil em 1927.

2 de julho

Dia da Independência da Bahia, Dia do Bombeiro Brasileiro e Dia do Hospital. O Dia do Hospital recorda a inauguração do atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos, no dia 2 de julho de 1945, pelo presidente Getúlio Vargas.

3 de julho

Dia de São Tomé (Apóstolo).

4 de julho

Dia do Operador de Telemarketing. No Brasil, há mais de 1,5 milhão de operadores de telemarketing, sendo a maioria jovens.

5 de julho

Dia da Fundação do Exército da Salvação. O Exército da Salvação é uma das maiores instituições de caridade do mundo, fundada em 1865 por William Booth e Catherine Mumford durante a Revolução Industrial.

6 de julho

Dia da Criação do IBGE. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi fundado por Mário Augusto Teixeira de Freitas e tem atribuições ligadas às geociências, estatísticas sociais, demográficas e econômicas.

7 de julho

Dia Mundial do Chocolate e Dia do Ingresso das Mulheres nas Fileiras da Marinha. O ingresso das mulheres na Marinha foi decidido pelo então Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Maximiniano Eduardo da Silva, por intermédio da Lei número 6807/80.

8 de julho

Dia do Panificador. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, em 2018, existiam mais de 70 mil padarias no país.

9 de julho

Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista.

10 de julho

Dia da Pizza. Esse dia é comemorado desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez na Itália, dando origem ao sabor margherita.

11 de julho

Dia Mundial da População. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que a população global chegou a 7,8 bilhões em 2020. Além disso, a ONU aponta que a população humana chegará a 11,2 bilhões em 2100.

12 de julho

Dia do Engenheiro Florestal. A engenharia florestal é a área da engenharia que visa à produção de bens oriundos da floresta, por meio do manejo de áreas florestais.

13 de julho

Dia do Cantor, Dia do Engenheiro de Saneamento e Dia Mundial do Rock. O Dia Mundial do Rock foi instituído em 1985, no evento Live Aid, quando o artista Phil Collins desejou que o dia se tornasse o Dia do Rock.

14 de julho

Dia da Liberdade de Pensamento e Dia do Propagandista de Laboratório.

15 de julho

Dia Nacional dos Clubes e Dia dos Homens. O Dia dos Homens é celebrado neste dia no Brasil, contudo, o Dia Internacional do Homem é comemorado no dia 19 de novembro no restante do mundo.

16 de julho

Dia do Comerciante. Esse dia celebra o trabalhador desse setor tão importante para a sociedade.

17 de julho

O Dia de Proteção às Florestas tem como imagem associada o Curupira, personagem do folclore brasileiro cujo objetivo é proteger as florestas de invasores destrutivos.

18 de julho

Dia Nacional do Trovador. Essa data é em homenagem ao nascimento do poeta carioca Luiz Otávio, cujo pseudônimo literário é Gilson de Castro, sendo um dos principais escritores do gênero no Brasil.

19 de julho

Dia da Caridade e Dia Nacional do Futebol. O futebol é o esporte mais jogado no Brasil, tendo o dia instituído para relembrar a fundação do primeiro time brasileiro, o Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, em 1900.

20 de julho

Dia do Amigo e Internacional da Amizade e Dia da 1ª Viagem à Lua (1969).

21 de julho

Dia dos Mortos da Marinha. Esse dia foi instituído em homenagem aos soldados da Marinha que deram as vidas. A data relembra a Corveta Camaquã, que afundou em meio a Batalha do Atlântico na Segunda Guerra Mundial.

22 de julho

Dia do Cantor Lírico e Dia do Trabalhador Doméstico.

23 de julho

Dia do Guarda Rodoviário.

24 de julho

Não há data comemorativa.

25 de julho

Dia de São Cristóvão, Dia do Colono, Dia do Escritor e Dia do Motorista.

O Dia do Escritor foi escolhido pelo ex-ministro da Educação e Cultura, Pedro Paulo Penido. Com o intuito de homenagear escritoras e escritores brasileiros, a escolha dessa data ocorreu para relembrar o I Festival do Escritor Brasileiro, patrocinado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que ocorreu neste dia em 1960.

26 de julho

Dia dos Avós. Essa data celebra os avós, figuras tão importantes em uma família, responsáveis por repassar inúmeras lições e informações de geração em geração.

27 de julho

Dia do Motociclista.

28 de julho

Dia do Agricultor. A agricultura é a prática de cultivar plantas e é uma das atividades mais antigas da história da humanidade.

29 de julho

O Dia da Identificação é celebrado em São Paulo, estabelecido pelo Decreto Nº 30.456 de 21 de setembro de 1989. O dia recorda a expedição da primeira carteira de identidade do Estado de São Paulo.

30 de julho

Dia de São Pedro Crisólogo.

31 de julho

O Dia da Campanha do Quilo é tido como a origem desse modelo de arrecadação, organizado pelo líder espírita brasileiro, Avelino de Carvalho, ao convidar o Grupo Espírita Amor e Caridade João Batista para buscar doações de um quilo de alimento no dia 31 de julho de 1938, para o Abrigo Nazareno, localizado no estado do Rio de Janeiro.

Leia também:

PUBLICIDADE

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More