Maiores ditadores do mundo – 15 Ditadores que marcaram a História Contemporânea

Confira a lista que elaboramos com os nomes dos maiores ditadores do mundo!

O século 20 foi marcado por vários regimes ditatoriais ao redor do mundo. A América, África, Europa e Ásia, contaram com ditaduras que vigoraram por décadas.

Os ditadores foram os governantes que ascenderam ao poder de modo democrático ou destituindo pela força um governo constituído.

Com a justificativa de construir uma “nova sociedade”, esses dirigentes cometeram crimes violentos contra a humanidade.

Selecionamos os 15 maiores ditadores do mundo que marcaram a História Contemporânea.

1- Adolf Hitler (1889-1945)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Adolf Hitler.

Adolf Hitler foi um político alemão que ascendeu ao poder por meio do voto popular na década de 1930.

Precursor do nazismo, ideologia responsável pela eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Hitler é um dos ditadores mais conhecidos do mundo em razão de suas práticas extremamente violentas.

Por meio de um discurso de ódio difundido por ele, milhares de pessoas foram mortas, além das inúmeras destruições materiais causadas.

Os campos de concentração foram os locais utilizados para praticar as mais terríveis atrocidades, desde testes científicos e trabalhos forçados a mortes causadas por tortura ou nas câmaras de gás.

Adolf Hitler se suicidou em 30 de abril de 1945, ao perceber que a Alemanha Nazista perdera a Segunda Guerra.

2- Benito Mussolini (1883-1945)

Maiores ditadores do mundo
Benito Mussolini.

Benito Mussolini foi um dos maiores defensores do fascismo, nacionalismo extremo e da antidemocracia.

Revoltado com a derrota da Itália na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), ele se concentrou em recuperar o orgulho do país e os territórios perdidos. Mussolini perseguiu e matou inúmeros opositores.

Aliado de Hitler, ele aderiu às leis antissemitas, provocando a morte e a deportação de milhares de judeus.

A performance da Itália na Segunda Guerra foi um completo desastre. Em 1943, Mussolini é deposto e preso, mas é resgatado por seus aliados alemães. É morto por fuzilamento em 1945.

3- Mao Tsé-Tung (1893-1976)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Mao Tsé-Tung.

Mao Tsé-Tung foi líder da Revolução Cultural Chinesa, responsável por instaurar o socialismo no país. Estima-se que seu governo tenha provocado a morte de cerca de 70 milhões de chineses.

O socialismo adotado na China, durante esse período, foi chamado de maoismo e influenciou diversos movimentos de esquerda ao redor do mundo.

De um lado, o governo de Mao modernizou a China, de outro, promoveu intensas perseguições políticas, jornadas de trabalho exaustivas, desnutrição e mortes.

Ele morreu em 1976, devido a problemas de saúde.

4- Francisco Franco Bahamonde (1892-1975)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Francisco Franco Bahamonde.

Francisco Franco Bahamonde derrubou o sistema republicano da Espanha por meio da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Durante a guerra, milhares de pessoas foram presas, mortas ou dadas como desaparecidas.

Franco permitiu o bombardeamento de Guernica, Madrid e Barcelona pelos países aliados, Itália e Alemanha. Estima-se que 50 mil espanhóis tenham morrido por desnutrição.

Seu governo foi marcado pela censura, perseguição aos opositores e exílio para os revolucionários republicanos.

Calcula-se que durante os quarenta anos de governo de Francisco Franco, 23 mil pessoas tenham sido fuziladas. Ele morreu em 1975 de causas naturais.

5- Augusto Pinochet (1915-2006)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Augusto Pinochet.

Augusto Pinochet comandou o golpe de Estado que tirou o então presidente chileno Salvador Allende do poder.

Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos (EUA) e a União Soviética (URSS) intervinham nos governos dos países da América, Ásia e África, visando aumentar suas zonas de influência.

Após a eleição de Allende, político de esquerda, militares liderados por Pinochet invadiram o palácio presidencial em setembro de 1973.

Pinochet passou a governar o Chile de forma violenta, cometendo graves violações aos direitos humanos. Ele faleceu em dezembro de 2006, sem pagar pelos crimes cometidos.

6- Josef Stalin (1879-1953)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Josef Stalin.

Josef Stalin ascendeu ao poder da União Soviética após a morte de Lenin, em 1924. Suas primeiras medidas foram coletivizar as terras e estatizar as indústrias. Seu objetivo, era promover um expressivo avanço da industrialização da URSS, tal qual das principais potências europeias.

Seu governo foi marcado pela fome, causada pelas políticas agrícolas que dificultaram o acesso da população à comida.

Além disso, ele perseguiu intensamente seus opositores, enviando-os aos campos de trabalho forçado, exilando-os ou matando-os.

Estima-se que cerca de 20 milhões de soviéticos tenham morrido nos 30 anos de governo Stalin. Ele faleceu em 1953, de causas naturais.

7- Mengistu Haile Mariam (1937)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Mengistu Haile Mariam.

Mengistu Haile Mariam foi um político da Etiópia que destronou o então imperador Haile Selassie I e fundou um governo socialista.

Seu governo se caracterizou pela violação dos direitos humanos, perseguição aos opositores, fome coletiva e pela guerra contra a Somália.

Calcula-se que aproximadamente 1 milhão de pessoas tenham morrido durante sua administração. Em 2006, a justiça etíope o declarou culpado de crimes contra a humanidade. No entanto, ele não foi preso e se exilou no Zimbábue.

8- Saddam Hussein (1937-2006)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Saddam Hussein.

Saddam Hussein foi um político do Iraque que nacionalizou os bancos e as empresas petroleiras. Tal medida causou descontentamento nos Estados Unidos que comercializavam o petróleo deste país.

Seu governo foi marcado por torturas, prisões arbitrárias, pela Guerra do Golfo, Guerra do Iraque e pelo genocídio curdo, durante a guerra Irã-Iraque.

9- Papa Doc (1907-1971)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
François Duvalier ou Papa Doc.

François Duvalier, apelidado de Papa Doc, foi um político do Haiti. Ascendeu ao poder por meio do voto popular, mas rapidamente promoveu um golpe de Estado.

Seu governo matou e perseguiu milhares de haitianos, e outros tantos foram exilados ou fugiram do país.

O poder de Papa Doc era financiado pelos Estados Unidos, que não desejavam perder mais uma zona de influência no Caribe.

Como forma de amedrontar a população, o então líder usou a religião vodu para afirmar que quem se opusesse ao seu governo morreria.

Ele faleceu em 1971, devido a complicações causadas pelo diabetes.

10- Pol Pot (1925-1998)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Pol Pot.

Saloth Sar, conhecido como Pol Pot, foi um político do Camboja que ascendeu ao poder por meio de um golpe de Estado que depôs a monarquia.

Seu governo construiu um país agrário, contrário à modernização, intelectualidade e religião. Além disso, ele obrigou as pessoas a viverem no campo, onde eram confinadas em campos de trabalho forçados.

Durante seu governo, um terço da população do Camboja foi dizimada por meio da inanição ou de assassinatos.

Em 1979, o Vietnã invade o Camboja e, como resultado, Pol Pot manda minar os campos do país. Tal medida trouxe duras consequências para os cambojanos, pois ainda existem minas ativas que matam pessoas.

Ele morre em 1998, sem pagar judicialmente pelos crimes cometidos.

11- Muammar Gaddafi (1942-2011)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Muammar Gaddafi.

Muammar Gaddafi foi um político da Líbia que derrubou a monarquia por meio de um golpe de Estado. O lucro adquirido através do petróleo se converteu em investimentos no país, que construiu moradias e investiu na saúde e educação.

Durante seu governo, a Líbia teve o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente africano. Gaddafi perseguiu e eliminou os setores opositores.

Ele declarou guerra ao imperialismo dos Estados Unidos, por isso, financiou diversos grupos da Europa que se apoiavam na violência para conquistar seus objetivos.

Muammar Gaddafi liderou vários atentados terroristas, incluindo o sequestro de atletas israelenses, em 1972. Ele não simpatizava com os grupos extremistas como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, pois os considerava concorrentes.

12- Jorge Rafael Videla (1925-2013)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Jorge Rafael Videla.

Jorge Rafael Videla foi um político da Argentina que comandou o golpe de Estado contra a presidente Isabelita Perón, em 1976.

Seu governo se baseou na eliminação da oposição através de prisões sumárias, assassinatos e sequestros.

Os bebês que nasciam nas prisões eram levados para a adoção, já os bens materiais dos detentos eram usufruídos por alguns militares.

Depois de conflitos internos, Videla foi tirado do poder. Após vários julgamentos, ele foi condenado à prisão perpétua em 2010, onde morreu aos 87 anos.

13- Idi Amin Dada (1920-2003)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Idi Amin Dada.

Idi Amin Dada foi um político da Uganda que ascendeu ao poder por meio de um golpe de Estado em 1971.

Esse governo foi marcado pela corrupção, assassinatos, censura e perseguição étnica. Seu objetivo era transformar o país em um país habitado somente por pessoas negras.

Milhares de pessoas foram mortas, inclusive militares e o bispo Janani Luwum. Após a derrota na guerra contra a Tanzânia, em 1978, ele se exilou na Líbia e depois na Arábia Saudita, local em que morreu em 2003.

14- Hissène Habré (1942)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Hissène Habré.

Hissène Habré foi um político do Chade, país africano. Ascendeu ao poder através de um golpe de Estado contra o então presidente Goukouni Oueddei.

Ele foi apoiado pelos Estados Unidos e França que temiam mais um governo antiocidental na África. Por isso, apoiaram a destituição de Oueddei.

Seu governo foi marcado por genocídios contra etnias e tribos opositoras. Além disso, milhares de pessoas foram torturadas e mortas.

Em 1990, foi derrotado e se exilou no Senegal, local em que cumpre a prisão perpétua.

15- Kim Jong-un (1983)

Maiores ditadores do mundo - 15 ditadores que marcaram a história contemporânea
Kim Jong-un.

Kim Jong-un é o atual ditador da Coreia do Norte. Ascendeu ao poder em 2011, sendo o terceiro membro da dinastia comunista Kim.

Seu governo é marcado pelo fechamento das fronteiras e pela produção de um arsenal nuclear com capacidade intercontinental.

Há indícios que apontam que ele foi o mandante do assassinato do próprio tio, morto sob a acusação de espionagem. Além disso, Kim Jong-un substituiu todos os militares que haviam servido seu pai por homens de sua confiança.

Atualmente, Kim Jong-un se concentra a mostrar ao mundo o poderio de suas armas nucleares por meio de lançamentos de curto e longo prazo, realidade que aprofunda suas diferenças com os Estados Unidos.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More