Decomposição

Continue lendo para entender os processos de decomposição da matéria orgânica.

O que é decomposição? A decomposição é o processo que os microrganismos decompositores realizam para utilizar os nutrientes da matéria orgânica morta, seja ela de origem animal ou vegetal. Os principais organismos decompositores são os fungos e as bactérias.

Os decompositores são seres heterotróficos essenciais para que os ciclos biogeoquímicos ocorram normalmente, principalmente, o do carbono e o do nitrogênio.

Importância da decomposição

Através da decomposição ocorre o retorno de muitos nutrientes para o meio ambiente. Depois da morte de um animal, por exemplo, elementos como água, sódio, potássio, fósforo e nitrogênio são capazes de retornar ao meio ambiente e serem utilizados em outros processos.

Portanto, a decomposição é uma importante ferramenta de reciclagem de nutrientes na natureza. Se ela não ocorresse, a vida na Terra não seria renovada, já que as substâncias necessárias para formação de novos seres vivos estariam retidas nos organismos mortos.

Além disso, é a decomposição que permite a existência de combustíveis fósseis, tão utilizadas no nosso dia a dia.

Processo de decomposição

Os fungos e as bactérias são capazes de quebrar a matéria orgânica em partículas bem menores para liberar os nutrientes e sais minerais, fazendo com que eles estejam disponíveis no ambiente.

Essa quebra de matéria orgânica ocorre através do uso de enzimas e outras substâncias químicas que auxiliam no processo de decomposição.

Além disso, fatores ambientais como as taxas de umidade, temperatura do local e presença do oxigênio são fatores que influenciam fortemente no processo de decomposição.

Decomposição do pão
Decomposição do pão

Quanto maior for a umidade e a temperatura, maiores serão as taxas de decomposição da matéria orgânica.

A umidade permite que a proliferação dos microrganismos ocorra através da germinação dos esporos dos fungos. O calor acelera esse processo, fazendo com que aumente a quantidade de fungos e bactérias, e a decomposição aconteça mais rapidamente.

E o oxigênio é importante para que os decompositores possam utilizá-lo na respiração celular e obter energia para o processo de decomposição.

Decomposição no dia a dia

Diariamente nós tentamos evitar ou retardar o processo de decomposição dos alimentos na nossa casa. Para isso, usamos embalagens a vácuo, guardamos alimentos na geladeira ou congelador e impedimos assim a proliferação de microrganismos decompositores.

Apesar de causar danos econômicos quando os produtos alimentícios ficam impróprios para consumo, a decomposição é essencial para a manutenção da vida no nosso planeta, pois é importante que os nutrientes dos organismos que morreram estejam disponíveis para as futuras gerações.

Decomposição da laranja
Decomposição da laranja

Tempo de decomposição

Confira o tempo de decomposição do lixo:

Tabela de tempo de decomposição do lixo
Tempo de decomposição do lixo

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More