Diferença entre vetor e agente etiológico

Continue lendo para entender melhor esses conceitos!

Conhecer a diferença entre vetor e agente etiológico é fundamental para conhecer as doenças e evitar a transmissão de muitas delas.

É comum as pessoas usarem os termos vetor e agente etiológico como sinônimos, entretanto, eles possuem significados bem diferentes.

O que é vetor?

O vetor é o organismo que serve como transporte de algum patógeno causador de doenças, seja ele um vírus, uma bactéria, um artrópode, moluscos, etc.

Segundo a Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP) os vetores podem ser de dois tipos: biológicos e mecânicos.

  1. Vetores biológicos: são aqueles usados como local de reprodução pelo microrganismo causador da doença.
  2. Vetores mecânicos: são usados apenas como transporte para o microrganismo, não ocorre multiplicação de indivíduos.

Quando uma doença é transmitida através de vetores a transmissão interpessoal não é possível, ou seja, a doença não é transmitida de pessoa para pessoa.

Vamos usar como exemplo a dengue que é uma doença que possui como vetor a fêmea do mosquito Aedes aegypti. Esse mosquito transmite o vírus para os seres humanos através da picada.

Além dela, doenças como a malária, febre amarela, zika, chikungunya, leishmaniose e doença de Chagas são transmitidas por vetores.

O que é agente etiológico?

O agente etiológico é o causador da doença, ou seja, o patógeno que desencadeia sintomas de uma doença.

A diversidade de agentes etiológicos é muito grande, eles podem ser vírus, bactérias, protozoários, platelmintos, nematelmintos, fungos, etc.

Na dengue, o agente etiológico é o vírus que o mosquito Aedes aegypti transmite através da sua picada.

Diferença entre vetor e agente etiológico

Depois de entender os conceitos de vetor e agente etiológico podemos definir que o agente etiológico causa a doença e é transportado pelo vetor.

Na malária, por exemplo, o vetor é o mosquito Anopheles que transmite o agente etiológico causador da doença, os protozoários Plasmodium.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More