Importância da atividade física para a saúde
A saúde tem como pilar uma mente estável, alimentação saudável e, também, atividade física. Confira a importância da atividade física para a saúde!
A atividade física é fundamental para uma boa saúde, mas muitas pessoas evitam qualquer atividade. Na América Latina, o Brasil leva o primeiro lugar de maior número de pessoas sedentárias, com 47% da população.
Sedentarismo é definido como falta, ausência ou diminuição das atividades físicas, ao ponto de não contribuir para a saúde. Uma vida sedentária pode causar doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, osteoporose, aumento do colesterol, hipertensão arterial, infarto do miocárdio, entre outras.
Além disso, a atividade física apresenta vários outros benefícios. Confira a importância da atividade física para a saúde.
Previne doenças
O risco de infarto é, em média, 54% maior em pessoas sedentárias e o de derrame cerebral, 50% maior. Assim, a prática regular de atividades físicas ameniza a probabilidade e rapidez que doenças são desenvolvidas, como hipertensão, osteoporose, diabetes, obesidade, entre outros.
Além disso, também regula as taxas de HDL e LDL no corpo, que podem causar problemas de colesterol. Também, com uma boa alimentação, a atividade pode evitar câncer.
Melhora o sono e a disposição
O exercício físico afeta diretamente a qualidade de vida do praticante. Com ele, libera-se hormônios que regulam o sono e energia do corpo. Outro ponto influenciado é a saúde do coração, que, com o exercício regular, melhora o desempenho e permite maior disposição.
Melhora a saúde mental
Consequentemente, a saúde mental é uma forte beneficiada, uma vez que sono e disposição são afetados de forma benéfica. Também, hormônios são produzidos e liberados, regulando o estresse, depressão e ansiedade, principalmente.
Ademais, com um corpo mais resistente e forte, o praticante regular de atividade pode experienciar um aumento na autoestima.
Evita o envelhecimento precoce
Um corpo com essas características, assim como uma maior flexibilidade, tende a evitar doenças relacionadas à idade. A maior disposição e melhora na saúde mental permite que a pessoa seja mais ativa em todos os aspectos da vida.
A atividade física também melhora a oxigenação do cérebro e pode influenciar na memória, atenção e saúde em geral. Com uma alimentação saudável, a atividade física traz benefícios para a vida toda!
Leia também:
- Ginástica laboral
- Ginástica rítmica – Resumo, o que é, história, aparelhos, Brasil
- Dança circular
- Danças populares do Brasil e do mundo
- Dinâmicas para idosos – Atividades em grupo e como fazer
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.