Plano de Aula EAD – Dicas para montar o seu planejamento online

As aulas a distancia se tornaram uma realidade para grande parte das escolas de todo mundo. Confira agora dicas de como fazer o seu plano de aula EAD!

0

O planejamento é a etapa inicial para qualquer coisa que vá ser feita e assim também é com os estudos. Nesse momento é possível analisar quais as etapas necessárias para alcançar o objetivo final do que se propõe.

No caso dos professores, o plano de aula é uma ferramenta fundamental para delinear o método a se trabalhado o conteúdo com os alunos. Seja no ambiente físico da sala de aula ou nos cursos on-line, ele é preciso para nortear as fases do processo de aprendizagem.

Embora muitos docentes ainda não tenham a habilidade para desenvolver o conteúdo no ambiente virtual, essa tem sido uma alta demanda no cenário atual. E para te ajudar nisso, a equipe do Escola Educação vai lhe dar dicas de como montar o seu plano de aula EaD!

Plano de aula

Antes de dar início na elaboração do plano de aula é importante pensar em qual é o público-alvo dele. São alunos do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior ou até mesmo da Educação para Jovens e Adultos (EJA)?

Tudo isso é crucial para você visualizar o perfil das turmas em que irá ministrar as aulas. Com isso, também terá um panorama geral das necessidades de cada.

A partir disso, será possível começar o esboço do plano de aula. Em síntese, os planos de aulas possuem os seguintes elementos básicos: tema, objetivos (geral e específicos), conteúdo programático, desenvolvimento, metodologia, materiais (recursos disponíveis), referências e avaliação.

Plano de aula para EAD

As aulas on-line são um pouco diferentes das aulas presenciais. Sendo assim, o planejamento para educação a distância deve considerar alguns parâmetros. Confira alguns deles:

Formatos

Quando você vai preparar a aula para os cursos on-line você imagina qual os materiais irá utilizar com os alunos, não é mesmo? E na aula on-line não é diferente. Você pode selecionar materiais em diferentes formatos (textos, imagens, áudios e vídeos) para complementar o conteúdo com os alunos.

Ainda que você opte por gravar videoaulas e disponibilizá-las aos estudantes, pode deixar sugestões de leituras, filmes, músicas e link para a aprendizagem.

Cronograma do curso

O cronograma ou carga-horária do curso a ser cumprida é algo interessante a se pensar. As aulas serão disponibilizadas ao vivo ou o conteúdo será gravado e enviado para os alunos verem quando quiser?

Pense no modelo e insira ele em seu planejamento. Inclusive, você pode até fazer sugestões de horários e conteúdos a serem estudados, isso para os alunos que tem dificuldade em montar um cronograma de estudos.

Organização do conteúdo

Mesmo que, na maioria das vezes, as aulas a distância não possuam limitação de tempo, você deve pensar em como o conteúdo pode ser organizado.

Distribua as aulas em módulos ou capítulos para deixar o material menos cansativo, além de determinar uma linearidade no pensamento, facilitando os estudos.

Interação

Um dos pontos ou talvez o mais difícil de desenvolver nas aulas a distância é o da interação com os alunos. Mas, isso não é impossível. Inclusive, para isso que existem os chats, fóruns de interação, transmissões ao vivo e demais recursos.

Se você quer a interatividade nas suas aulas, explore da tecnologia para trazer os alunos para o universo virtual e gostar do que está estudando.

Veja também:

 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.