Plano de aula Festa Junina – Educação Infantil
Confira o plano de aula sobre Festa Junina que formulamos especialmente para você!
A Festa Junina é a segunda maior festa popular tradicional que ocorre no Brasil. Atrás apenas do Carnaval, ela iniciou-se no país no século XVII, após a vinda dos portugueses.
É uma comemoração que possui uma relação direta com o catolicismo popular ao celebrar a existência de três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Sua origem remonta à Antiguidade, quando os europeus comemoravam o solstício de verão e de inverno e saudavam os deuses da natureza e da fertilidade. Assim, ela surgiu enquanto uma festividade pagã.
A partir da consolidação da Igreja Católica no continente europeu, a instituição religiosa não consegue acabar com a popularidade da celebração pagã que tinha como objetivo afastar as pragas e os maus espíritos que pudessem danificar as colheitas.
Assim, a Igreja adere-se à festa no intuito de atribuir caráter religioso, visando converter os povos pagãos. No Brasil, as festas juninas introduziram características de culturas africanas e indígenas, por isso ela possui diferentes traços em cada região do país.
A maior festa de São João do mundo ocorre no Brasil, na cidade de Campina Grande, Paraíba.
Confira a seguir o plano de aula sobre Festa Junina que a equipe do Escola Educação elaborou para você desenvolver na sua turma. Ele é direcionado para a educação infantil e 1° ano.
Plano de aula Festa Junina
TEMA: Festa Junina
ANO: Educação Infantil
DURAÇÃO: 3 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Promover a criatividade;
- Mostrar a importância das festas populares tradicionais;
- Desenvolver a atenção
- Suscitar o interesse das crianças para a cultura sertaneja;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Estimular a memória.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro escolar
- Giz ou pincel para quadro
- Vídeo
- Folha branca
- Lápis de cor
- Para reproduzir as imagens: computador, TV, projetor de vídeo ou fotos impressas
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Para a primeira aula, selecione imagens que retratem festas juninas, tais como as que estão abaixo:
Faça as seguintes perguntas às crianças:
- Vocês já frequentaram festas como estas?
- Já viram pessoas vestidas assim?
- Já se vestiram como essas pessoas?
Ouça atentamente cada resposta e estimule que elas dialoguem. Assim, você conseguirá identificar as crianças que não têm boa dicção, além de incentivá-las a se expressarem.
Após o diálogo, coloque a primeira imagem na tela novamente e pergunte quais cores elas estão vendo na foto. A medida em que elas forem falando, solicite que busquem a cor entre seus lápis de cor e os ergam. Esse momento é importante para exercitar a memória da criança.
Caso alguma criança não tenha o lápis de cor indicado, peça para que ela se dirija à criança mais próxima que tenha.
A cada cor falada, escreva o nome em letras grandes (letras de forma) no quadro. Antes de escrever, pergunte às crianças qual letra você deve usar.
Exemplo: suponhamos que eles digam a cor AMARELO. Pronuncie a letra”A” calmamente e pergunte às crianças qual seria a primeira letrinha que você deveria colocar no quadro.
Depois pronuncie a sílaba seguinte, “MA”, em seguida, faça o mesmo movimento, peça para que as crianças digam qual seriam as próximas letras e assim por diante.
Depois de escrever toda a palavra no quadro, vá indicando letra por letra e repassando com as crianças o nome de cada uma. Selecione ao menos cinco cores para você escrever no quadro.
Feito isso, pergunte às crianças que afirmaram já ter frequentado esse tipo de festa qual a comida típica que elas comeram que mais as agradaram.
Em seguida, mostre uma imagem em que tenha algumas comidas de festa junina:
Pergunte ao restante da turma qual o nome desses alimentos e qual eles já comeram e mais gostaram. Destaque que mesmo as crianças que nunca frequentaram uma festa junina, já comeram as comidas que são vendidas nela.
Feito isso, solicite que as crianças façam um desenho em que o cenário seja uma festa junina. Peça para que o desenho contenha as comidas e roupas típicas.
Aula 2
O primeiro momento da segunda aula, consistirá na transmissão da animação A Festa de São João – Sitio do Picapau Amarelo – Episódio 47, disponível no YouTube.
Pergunte o que elas acharam do desenho e se a ação do tio Barnabé e da tia Anastácia foi correta. Destaque que a cooperação é necessária em todas as situações. Diga que devemos ajudar uns aos outros ao invés de competir.
Após o diálogo em que você desaprovará a ação dos dois personagens e exaltará o momento em que todos ajudam na decoração, fixe o vídeo no momento em que a festa está pronta.
Pergunte às crianças o que elas veem na decoração. Peça para que elas desenhem bandeirolas, comidas típicas, fogueira, barraquinhas. Delegue o que cada uma fará.
Quando todos os desenhos estiverem prontos, decore a sala de aula com os mesmos.
Aula 3
A última aula consistirá na transmissão do vídeo: Dança da Quadrilha, também disponível no YouTube.
Pergunte às crianças o que acharam da dança e da música e qual foi o melhor momento. Convide-as a reproduzir a quadrilha em sala de aula. Divirtam-se!
Saiba mais em:
- Decoração Festa Junina Para Aniversário
- Plano de aula Festa Junina e Cultura Brasileira
- 16 Doces de Festa Junina; Doces típicos brasileiros
- Festa Junina para Colorir; 15 Desenhos para crianças
- 11 Lembrancinhas de Festa Junina
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.