Animais vertebrados
Vamos conhecer os animais que substituíram a notocorda por vértebras? Continue lendo!
Os animais vertebrados possuem vértebras que compõem uma coluna vertebral, por isso pertencem ao filo Chordata.
A coluna vertebral é a principal característica desses animais, ela substituiu a notocorda dos invertebrados. No entanto, ela não está presente em todos os vertebrados.
Os ágnatos, também chamados de ciclostomados, são peixes primitivos que não têm mandíbulas e maxilas. As lampreias, as mixinas e os ostracodermes fazem parte desse grupo.
Características dos vertebrados
- Possuem medula espinhal;
- Têm vértebras organizadas numa coluna vertebral;
- Esqueleto interno;
- Possuem tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso;
- Sistema nervoso central;
- Sistema muscular;
- Sistema circulatório com coração;
- Sistema respiratório por brânquias ou pulmões;
- Pele em camadas, sendo duas principais: derme e epiderme.
Classificação dos vertebrados
No que se refere à classificação dos vertebrados, esse subfilo inclui cinco classes: peixes, répteis, anfíbios, aves, mamíferos e ciclostomados.
Peixes
Os peixes podem tanto possuir esqueleto cartilaginoso, como os tubarões e as raias, quanto ósseo, como sardinha, bagre e dourado.
A epiderme dos peixes possui muitas camadas com glândulas mucosas que liberam uma secreção que deixa a pele lisa, o que facilita o deslocamento na água. Muitos peixes também possuem anexos epidérmicos, conhecidos como escamas.
Em geral, os peixes têm mandíbulas e dentes, o sistema digestório é completo e a digestão é extracelular. O coração possui apenas duas cavidades e a sistema cardiovascular é fechado. A respiração é branquial e a excreção ocorre através dos rins.
Na maioria dos casos, os peixes são dioicos e a fecundação é interna.
Anfíbios
Os anfíbios são um grupo de vertebrados que fazem a transição do meio aquático para o terrestre. A maioria vive em água doce ou próximos a ela, em ambientes muito úmidos.
Eles apresentam muitas novidades evolutivas se comparados aos peixes. O coração dos anfíbios, por exemplo, possui três cavidades, o que melhora a eficiência do transporte sanguíneo. O sistema cardiovascular é fechado.
A pele dos anfíbios é permeável, fina, vascularizada, rica em glândulas e está sempre úmida. As trocas gasosas com o meio ambiente acontecem tanto pela pele quanto pelos pulmões.
O esqueleto deles possui cinturas escapular e pélvica, que prendem os membros. Os anfíbios possuem tímpanos que transmitem sinais sonoros e pálpebras que protegem e auxiliam na limpeza dos olhos.
Os anfíbios são dioicos com fecundação externa na maioria das vezes. O desenvolvimento é indireto, eles passam por metamorfose.
Répteis
Os répteis são animais terrestres. A respiração dos répteis é pulmonar e eles possuem pulmões maiores que os dos anfíbios. A excreção é de ácido úrico que requer pouca água para ser eliminado.
Eles possuem a pele impermeável, com epiderme coberta por queratina. Os anexos epiteliais podem ser escamas, placas ósseas e garras.
Sistema digestório é completo, a digestão é extracelular, o sistema cardiovascular é fechado e o coração tem três cavidades.
Eles são ovíparos com ovo grande contendo casca e membranas que garantem a proteção e a nutrição do embrião. A fecundação é interna e ocorre antes da formação da casca do ovo.
Mamíferos
Os mamíferos são encontrados em quase todos os ambientes do planeta Terra. Isso se deve ao fato desse grupo ter muitos mecanismos para economia de água e manutenção da temperatura interna do corpo, além de sistemas nervoso e muscular bastante desenvolvidos.
A principal característica desse grupo é a presença de glândulas mamárias para alimentar o filhote. Eles são animais dioicos, a fecundação é interna e o desenvolvimento é intrauterino.
Além das duas camadas de pele triviais, a derme e a epiderme, os mamíferos também possuem a hipoderme. A hipoderme é uma camada subcutânea que pode exercer tanto a função de reserva energética quando de isolante térmico.
Os dentes dos mamíferos são especializados em rasgar, cortar, prender e triturar alimentos duros e moles. Eles possuem um músculo chamado diafragma que separa o tórax do abdômen e regulam o movimento respiratório.
O sistema nervoso central dos mamíferos é mais desenvolvido que de todos os outros vertebrados. O sistema cardiovascular é fechado e o coração possui 4 cavidades.
Aves
As aves podem ocupar os mais diversos ambientes do planeta. Como a maioria delas pode voar, a dispersão desses animais é enorme.
Eles possuem uma exclusividade: o corpo recoberto por penas, que são importantes tanto para o voo quanto para a endotermia.
Os ossos das aves são pneumáticos, ou seja, possuem uma cavidade cheia de ar que faz com que eles sejam menos densos e mais leves, facilitando o voo.
A pele é seca e impermeável, a epiderme queratinizada e só apresentam a glândula uropigiana que libera uma secreção para impermeabilizar as penas.
Além das penas, as aves possuem bicos rígidos e impermeáveis, com formatos podendo variar muito entre as espécies e que ajudam na alimentação.
O sistema digestório é completo, a digestão é extracelular e eles possuem órgãos digestivos especializados como papo e moela.
Curiosidades
- Os vertebrados existem há cerca de 470 milhões de anos, desde a era Paleozoica.
- Existem cerca de 50 mil espécies de vertebrados conhecidas.
- Os vertebrados são os animais com organismos mais complexos do planeta.
Veja também:
- Reino Animalia – Invertebrados e Cordados
- Reino Protista
- Reino Monera
- Classe Insecta – Insetos
- Respiração traqueal
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.