Pressão arterial
Continue lendo para entender como funciona a pressão exercida pelo sangue nas artérias.
A pressão arterial se refere a força que o sangue exerce nas paredes das artérias quando é impulsionado pelo coração para ser levado a todo o corpo.
Essa pressão geralmente é um pouco maior que a pressão atmosférica e essa diferença de pressão é o que mantém as artérias e os outros vasos sanguíneos não colapsados.
O valor da pressão arterial é determinado pelo funcionamento em conjunto dos sistemas nervoso, cardiovascular e excretor.
Os valores normais de pressão arterial podem variar muitas vezes durante o dia, dependendo da atividade que está sendo realizada ou emoções vivenciadas, como atividades físicas, dores, euforia ou estresse.
Valores normais de pressão arterial
A pressão arterial é representada por dois números e é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro número possui um valor maior e representa a pressão sistólica que é a pressão exercida pelo sangue quando é bombeado para o corpo.
O segundo número possui menor valor e representa a pressão diastólica, ou seja, a pressão entre um batimento e outro, quando o coração está relaxado.
O valor normal que é considerado ideal para uma pessoa em perfeitas condições de saúde é de 120/80 mmHg.
Para os pacientes que possuem diabetes ou problemas renais a pressão pode se apresentar um pouco maior, entretanto, não deve ultrapassar de 130/80 mmHg.
Quando a pressão arterial apresenta valor acima de 140/90 mmHg, o paciente está com hipertensão, ou seja, com a pressão arterial elevada o que pode causar infartos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal.
Fatores como obesidade, sedentarismo, consumo de sal em excesso, tabagismo e alcoolismo podem aumentar a pressão arterial.
Como medir a pressão arterial?
A pressão arterial pode ser medida de formas diferentes como a técnica auscultatória, aparelhos aneroides ou por aparelhos semiautomáticos digitais.
Para que a medida da pressão arterial seja feita corretamente é necessário tomar alguns cuidados como garantir que a pessoa esteja calma e em um ambiente com temperatura agradável e amena.
Recomenda-se que a pessoa não tenha realizado exercícios intensos nas horas anteriores, não ter ingerido bebidas alcoólicas ou café e esteja em repouso por, pelo menos, cinco minutos antes da medição.
A posição que a pessoa se encontra no momento da medição também pode interferir nos valores da pressão arterial.
A posição ideal para a pessoa é sentada, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão e costas apoiadas em um encosto. O braço que será medido deve estar na altura do coração, com o cotovelo flexionado levemente e a palma da mão para cima.
Veja também:
- Depressão – O que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento
- Grupos sanguíneos – Sistema ABO – Transfusão de sangue
- Alimentação saudável
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.