Aquiles

De acordo com a mitologia grega, Aquiles foi um importante herói da Grécia Antiga.

Aquiles foi um grande herói da Grécia Antiga que se destacou pela sua performance nas batalhas em que lutou, sendo a principal delas, a Guerra de Troia.

Filho de Tétis e Peleu, ele é considerado um semideus da mitologia grega. Corajoso, forte e belo, Aquiles foi um dos maiores guerreiros da Grécia.

História de Aquiles

Tétis, mãe de Aquiles, era uma ninfa do mar, e seu pai, Peleu, foi o rei da Ftia. Seu pai falece ainda na juventude e sua mãe entrega a criança aos cuidados de Quíron, um centauro que o ensina a lutar.

Quando a Guerra de Troia se inicia, os gregos consultam um oráculo para saber os caminhos que deveriam seguir. A consulta conclui que a Grécia só ganharia o conflito caso Aquiles lutasse ao lado dos gregos.

Quando Tétis, sua mãe, fica sabendo da indicação do nome de seu filho para guerrear, ela o envia a Ciros para viver disfarçado de mulher junto às filhas do rei Licômedes.

Tal ação não teve o resultado desejado, pois os gregos descobrem a localização de Aquiles e partem rumo a Ciros para buscá-lo.

Como ele estava disfarçado de mulher, os gregos simulam um ataque como forma de fazer com que ele se envolvesse na contenda.

As filhas do rei fogem e Aquiles, que já sabia lutar, pegou uma espada. Assim, ele resolve lutar em prol de seu povo.

Ao ser traído por Agamenon, o comandante supremo dos gregos, já no final da guerra, Aquiles decide abandonar o conflito.

Com isso, os gregos caíram em desvantagem até que Pátroclo, amigo de Aquiles, passa a comandar o exército. Contudo, é morto pelo filho do rei de Troia, Heitor.

A morte de seu grande amigo o deixou furioso e o fez retornar ao conflito. Aquiles mata Heitor, o responsável pela morte de Pátroclo.

Algum tempo depois, Antílope, outro amigo de Aquiles, é morto pelo rei Mêmmon, da Etiópia. Visando vingar a morte do amigo, ele volta à guerra, no entanto, é atingido por Pária, filho do rei deste país.

Calcanhar de Aquiles

De acordo com a lenda, a mãe de Aquiles o mergulhou no Rio Estige, conhecido por ser um dos rios que banham o inferno, com o objetivo de transformá-lo imortal.

Quando Tétis foi mergulhá-lo no rio, ela segurava o corpo de Aquiles pelo seu calcanhar, por isso, esta parte do seu corpo ficou vulnerável.

Sendo assim, no momento em que lutava na Guerra de Troia, ele foi atingido por uma flecha envenenada em seu calcanhar, fato que ocasionou a sua morte.

Homero, o poeta grego, narrou a Guerra de Troia em sua obra Ilíada. Nela, Aquiles é um dos personagens principais. Além desta obra, Aquiles também é descrito na obra Odisseia, do mesmo poeta.

Atualmente, a expressão calcanhar de Aquiles é usada para se referir ao ponto fraco de alguma pessoa.

Já na biologia, o tendão de Aquiles se encontra nos dois calcanhares, sendo o mais vulnerável e o mais resistente do corpo humano.

Saiba mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More