Como preparar as atividades de Carnaval na escola e estimular a cultura?

As datas comemorativas como o Carnaval possibilitam com que os professores trabalhem a criatividade, façam um resgate histórico e promovam a cultura.

Celebrar o carnaval na escola é só mais uma forma de reviver a manifestação cultural, que varia conforme a região e/ou o país.

A festividade que antecede a Quaresma (período de reflexão para os cristãos-católicos, antes da Páscoa), apesar de ser muito associada ao Brasil, não começou no nosso território.

A origem do carnaval no mundo está atrelada à Antiguidade, na Mesopotâmia, Grécia e Roma.

Porém, sabemos que a data comemorativa é muito importante no cenário nacional. Veja como inserir o carnaval no contexto escolar.

Como preparar as atividades de carnaval na escola?

Algumas crenças e religiões não permitem que seus seguidores façam parte de certas comemorações, como é o caso do carnaval e da festa junina. Como o professor deve agir em tal situação?

Como base estrutural, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) guiam os educadores para que possam ter o conhecimento das características fundamentais do Brasil no que constitui as dimensões sociais, materiais e culturais. Isso, com o intuito de que seja construído progressivamente a noção da identidade nacional e pessoal, além do sentimento de pertencimento à nação.

Explore as cores e a alegria do carnaval no ambiente escolar

Carnaval na escola

Em alguns locais, o carnaval era a princípio festejado em um salão para depois passar a ser nas ruas.

Na ocasião, os participantes ensaiavam os blocos e coreografias, decoravam as letras das marchinhas de carnaval, criavam as próprias fantasias e os acessórios. As ruas ficavam coloridas, com muita música, animação e todos esbanjando alegria.

Do mesmo modo é com os alunos. O carnaval é capaz de estimular a memória visual e explorar a criatividade das crianças e jovens.

Portanto, resgatar historicamente o carnaval e as manifestações antigas, assim como as atuais, é uma maneira de explorar a cultura em sala de aula.

Contudo, o primeiro momento do contato com os alunos para falar sobre o carnaval deve ser de escuta. Assim, eles vão poder falar o que têm conhecimento e quais são as suas percepções sobre a data, para a partir disso dar início ao trabalho.

Depois, realize diferentes atividades sobre o carnaval. Nesse momento, será estabelecido uma relação de alegria, diversão e exploração das cores, das músicas e tudo que a criatividade permitir, isso por meio de uma releitura da festa.

Combine as diferentes linguagens e explore todos os sentidos ao falar do carnaval com seus alunos, abordando a temática tanto na arte, na música, na literatura, na dança, entre outras áreas.

Leia também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.