Geografia do Distrito Federal
O Distrito Federal é um território localizado no Centro-Oeste brasileiro. Nele, se encontra a capital federal Brasília e diversas regiões administrativas.
O Distrito Federal, se localiza na região Centro-Oeste do Brasil. No território, encontra-se Brasília, a capital do país. Lá, existe a sede do Executivo Federal, Câmara dos Deputados, Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal.
Sua área total é de 5.787.784 Km², sendo considerado o menor território autônomo do país. Por questões constitucionais, o Distrito Federal não pode ser dividido em municípios. Então, existem as regiões administrativas (cidades-satélites), que são 30, com exceção de Brasília.
O que conhecemos hoje do Distrito Federal, surgiu a partir da intenção do presidente Juscelino Kubitschek, de trazer a capital do país para o Centro-Oeste. Então, com a construção da capital, se iniciou a Marcha para o Oeste, terras que estavam praticamente despovoadas.
Logo, houve um grande desenvolvimento do território, com a chegada anual de aproximadamente 30 mil pessoas.
Relevo
No Distrito Federal, as formas de relevo mais encontradas são as planícies, planaltos e várzeas. As altitudes, ficam entre os 600m e 1.100m acima do nível do mar.
O ponto mais alto do território, é o Pico do Roncador, que se encontra na Serra do Sobradinho. Na Província Hidrogeológica do Escudo Central, tem a Faixa de Dobramentos de Brasília.
A região é dominada por aquíferos fraturados e coberto por solos . Além de rochas que apresentam características físicas e espessuras variáveis.
Clima
No Distrito Federal, predomina o clima tropical, com temperatura média de 22°C. Geralmente, durante a manhã, a temperatura é mais baixa. Mas, durante a tarde, costuma se elevar.
No fim da primavera, acontecem os períodos chuvosos, com fortes chuvas de curta duração e umidade relativa do ar de 70%. Entre os meses de maio e setembro, as temperaturas se apresentam mais altas e com umidade baixa.
O território é muito seco. Tanto que os períodos de seca podem durar até cinco meses.
Principais problemas
O principal problema ambiental encontrado nas cidade-satélites, é a poluição do ar. Além deste, pode-se identificar outras questões, como a maior taxa de homicídios, a maior desigualdade entre as capitais e a taxa de analfabetismo (3,4%).
Vegetação
O Cerrado é o bioma predominante no Distrito Federal. A principal característica desse bioma, são as árvores de galhos e caules tortuosos com cascas e folhas grossas.
Aproximadamente 150 espécies constituem a região. A maioria, do Cerrado. As alturas chegam a 25m. Inclusive, existem algumas que são consideradas Patrimônio Ecológico Federal. Por exemplo:
- Paineira
- Pindaíba
- Ipê-amarelo
- Ipê-roxo
- Buriti
- Pau-brasil
A marca registada da capital brasileira, são os ipês. Essas árvores florescem no inverno e apresentam flores com tons de roxo, branco, rosa e amarelo.
Hidrografia
No Distrito Federal, existe a divisão de três grandes bacia hidrográficas. Essas são:
Rio Paranoá: limites da região hidrográfica do Paraná;
Rio Preto: limites da região hidrográfica do São Francisco;
Rio Maranhão: limites da região hidrográfica do Araguaia-Tocantins.
Conteúdo relacionado:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.