Ginástica laboral
A ginástica laboral é uma ótima ferramente para promover o bem-estar dentro da empresa. Confira os benefícios e tipos dessa atividade física.
Essa ginástica consiste em exercícios físicos, em média de 15 minutos, realizados no ambiente de trabalho. Esses exercícios evitam lesões causadas pelo trabalho, assim como incentivam a prática física e relaxamento.
Com inúmeros benefícios, confira tudo sobre ginástica laboral.
História da ginástica laboral
A ginástica laboral surgiu na Polônia em 1925 frente à tentativa de evitar a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Em seguida, foi adotada pela Holanda, Rússia, Alemanha, Bélgica, Japão e Suécia.
Os Estados Unidos adotaram a prática em 1968. Já o Brasil tem relatos de 1973 da Escola de Educação Física da Federação dos Estabelecimentos de Ensino de Novo Hamburgo/RS (FEEVALE) com o Projeto Educação Física Compensatória e Recreação.
Tipos de ginástica laboral
A prática tem três classificações principais, mas podem ser separadas, também, em quatro objetivos principais. Veja os tipos de ginástica laboral a seguir:
Ginástica laboral preparatória
A preparação do organismo é o principal objetivo. Também, a melhora a oxigenação tecidual, aumento de frequência cardíaca, melhora disposição e concentração. A prática dura em média 12 minutos antes do trabalho, quando são realizados exercícios de equilíbrio, flexibilidade, coordenação, concentração e resistência muscular.
Ginástica laboral compensatória
A prática ocorre durante o trabalho e visa aliviar tensão ou dor causada pelo esforço. Assim, auxilia na correção da postura e prevenção de fadiga muscular. Com ela, os exercícios são de correção de postura, flexibilidade, alongamentos e exercícios respiratórios.
Ginástica laboral de relaxamento
A ginástica é realizada ao final da jornada com o objetivo de relaxamento e alívio de tensões. As práticas são de automassagem, alongamentos, meditação e exercícios respiratórios.
Já os agrupamentos por objetivo específico são:
- Ginástica corretiva/postural: visa fortalecer e alongar os músculos em pouco uso.
- Ginástica de compensação: tem como objetivo a prevenção de lesões e compensações posturais. Os exercícios simétricos são realizados, assim como de alongamento.
- Ginástica terapêutica: o objetivo é o tratamento de distúrbios, patologias e problemas posturais.
- Ginástica de manutenção/conservação: tem como objetivo manter os benefícios e bem-estar dos praticantes.
Benefícios da ginástica laboral
São muitos os benefícios da ginástica laboral, dentre eles:
- Melhor circulação;
- Relaxamento físico e mental;
- Prevenção de doenças;
- Correção de postura;
- Melhor concentração;
- Melhor relacionamento entre a equipe;
- Melhor produtividade;
- Incentivo à atividade física.
Leia também:
- Ginástica rítmica – Resumo, o que é, história, aparelhos, Brasil
- Tudo sobre ginástica acrobática – O que é, história e regras e características
- Ginástica artística – História, aparelhos, categorias e regras
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.