O que é Carnaval? Descubra tudo sobre a maior festa popular do Brasil
Descubra tudo sobre a maior festa popular do Brasil, que atrai milhares de turistas todos os anos.
As festas acabam na Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma (tempo de 40 dias até a Sexta-feira Santa).
Cada região tem sua maneira de comemorar o Carnaval, existem danças, muita música, trio elétrico, baile de máscaras e festas à fantasia. As celebrações dependem da história de cada lugar do Brasil.
Origem do Carnaval
O Carnaval começou na região sul da Europa, como uma festa pagã entre membros do Cristianismo. Estudiosos afirmam que o significado da palavra é a expressão em latim carnem levare ou “abster-se, afastar-se da carne”, o que pode ser explicado por conta da Quaresma.
Com isso, segundo os pesquisadores, os católicos aproveitavam um dia antes da Quaresma para comer muita carne, já que nos próximos dias eles não poderiam consumir.
Além disso, a festa pode ter origem greco-romana, eles utilizavam da data para celebrar o deus do vinho, Baco (ou Dionísio, para os gregos). Durante as comemorações, as pessoas aproveitavam para beber e comer muito.
A partir do século 8, a igreja católica decidiu que as festas seriam antes da Quaresma, justamente para que os fiéis pudessem aproveitar a fartura de carne antes da restrição. Durante o Renascimento, o Carnaval se popularizou na Itália.
Feriado de Carnaval
Para definir a data no Carnaval, é utilizado o mesmo método da Páscoa, que foi criado em 325 d.C. No primeiro domingo da primeira lua cheia, depois do equinócio de primavera/outono, acontece a Páscoa, após isso, conta-se retroativamente sete domingos para chegar na data do Carnaval.
A data muda todo ano e não tem um dia fixo, confira as próximas terças-feiras de carnaval:
Carnaval no Brasil
O Carnaval é a maior festa popular do Brasil. Com uma identidade visual única, a folia conquista milhares de turistas anualmente. Tudo é pensado meses antes, para trazer a maior segurança e organização possível.
As pessoas investem muito em festas, roupas, acessórios, maquiagem e fantasias. Tudo isso faz com que a comemoração seja uma fonte de negócio e lucro.
Carnaval do Rio de Janeiro
O Carnaval chegou ao Brasil no período colonial, inicialmente, no Rio de Janeiro. As festas de rua surgiram no século 19, com as famosas marchinhas. Dentre as mais conhecidas, é possível citar O abre alas, de Chiquinha Gonzaga.
As escolas de samba surgiram em 1920, e as primeiras disputas foram em 1929. Em 1984, o Sambódromo foi projetado por Oscar Niemeyer.
Carnaval no Nordeste
A festa chegou ao Nordeste em meados do século 19, em Pernambuco, com o frevo, e em Olinda, o maracatu. Em 1950 surgiram os primeiros trios elétricos, na cidade de Salvador.
Onde comemorar o Carnaval?
- Rio de Janeiro: existem muitos bailes carnavalescos na cidade, diversas fantasias e festas por todos os lugares.
- São Paulo: as escolas de samba e o Carnaval de rua são os maiores destaques da cidade.
- Salvador: para quem gosta de dançar ao som dos trios elétricos, Salvador é a melhor opção para passar o Carnaval.
- Pernambuco: na cidade, o maior destaque são os bonecos gigantes que invadem as ruas.
- Minas Gerais: a cidade dos universitários reúne vários Carnavais de rua com muita folia e dança.
Veja também:
- Carnaval na Idade Moderna
- Brincadeiras de carnaval de antigamente
- Origem do Carnaval – A história do carnaval no Brasil e no mundo
Comentários estão fechados.