Recursos para ampliar o debate racial com seus alunos
Confira os recursos que selecionamos para ampliar o debate racial em sala de aula!
Contribuir para o avanço da conscientização histórica e social das crianças e adolescentes é uma tarefa que deve ser assumida pela escola e pela família.
O trabalho pedagógico voltado para a construção de um cidadão questionador e participativo deve ocorrer por meio de variadas abordagens, como através de datas comemorativas importantes.
Um das formas de iniciar o debate racial, pode ser por meio da abordagem do Dia da Consciência Negra, data que visa refletir sobre o longo período de escravidão da população negra e todas as suas consequências, ao mesmo tempo em que valoriza a influência da cultura africana para a formação da cultura brasileira.
Mesmo sendo um tema histórico que busca incentivar a consciência histórica de uma sociedade fortemente marcada pela escravidão, o debate racial é complexo e atual. Além disso, ele visa enriquecer as aulas com diálogos sobre o preconceito, racismo, desigualdade racial e social.
Por isso, reunimos alguns recursos para ampliar o debate racial com seus alunos.
Recursos para ampliar o debate racial
Vejamos alguns recursos que selecionamos que visam contribuir para a ampliação do debate racial com seus estudantes:
- Leitura de textos e matérias jornalísticas atuais que problematizem o racismo;
- Reprodução de filmes e documentários que promovam reflexões sobre a questão do racismo e desigualdade racial;
- Realização de leituras de livros literários de autores negros e autoras negras;
- Assistir entrevistas realizadas com pessoas negras.
Recursos para cada disciplina
Selecionamos alguns recursos que podem ser utilizados por professores de diferentes disciplinas, com o objetivo de contribuir para o enriquecimento do debate racial construído em sala de aula com seus estudantes.
- Problematizar o período da escravidão no Brasil;
- Falar sobre o surgimento das comunidades quilombolas;
- Mostrar o contexto da criação das Leis abolicionistas;
- Falar sobre o contexto da abolição da escravatura, problematizando o fato de o Brasil ter sido o último país a acabar com a escravidão;
- Questionar a ausência de políticas públicas que beneficiassem a população negra após a abolição (falta de oferta de emprego, educação, saúde e moradia) e a forma como tal realidade continua impactando negativamente a vida dos negros;
- Falar sobre a implementação do Dia da Consciência Negra (explicar a escolha da data).
- Questionar a desigualdade social histórica da população negra;
- Promover debates sobre a marginalização dos negros no Brasil;
- Problematizar as relações de trabalho na contemporaneidade;
- Falar sobre a dificuldade da população negra de acessar direitos básicos, como saúde e educação de qualidade;
- Explicar a criação da Lei de Cotas.
- Mostrar dados socioeconômicos que descrevem a desigualdade racial e social no Brasil;
- Comparar, através de cálculos, os gráficos que retratam tais desigualdades nas últimas décadas;
- Analisar se houve saltos ou permanências no que diz respeito aos avanços dos direitos da população negra.
- Realizar a leitura de textos que falem sobre a questão racial no Brasil;
- Apresentar propostas de produções textuais voltadas para a questão racial;
- Utilizar diferentes gêneros textuais para a produção dos textos.
- Apresentar escritores e escritoras negras aos estudantes;
- Realizar breves leituras sobre a biografia dessas pessoas;
- Indicar leituras sobre suas obras e promover debates sobre o contexto histórico e social em que foram produzidas;
- Falar sobre a importância de tais leituras para a compreensão da nossa realidade.
- Mostrar algumas produções artísticas específicas dos povos africanos;
- Falar sobre as diferentes expressões de artes presentes em nosso país que foram influenciadas pela cultura africana;
- Apresentar artistas negros brasileiros que desenvolvam produções artísticas, tais como grafite, telas, música, poemas.
- Falar sobre traços fenotípicos;
- Características pessoais;
- Reconhecimento das particularidades físicas de cada pessoa;
- Promover o respeito às diferenças.
- Apresentar a África e suas características;
- Falar sobre as migrações humanas;
- Explicar e problematizar o tráfico de pessoas;
- Mostrar os aspectos sociais da população brasileira.
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