Folclore da Região Norte
O folclore da Região Norte é composto por uma culinária específica e lendas que são conhecidas por todo o país. Confira agora!
O folclore brasileiro, também conhecido como cultura popular brasileira, é composto por uma grande diversidade cultural, com a mistura de elementos europeus, africanos e indígenas.
Na Região Norte, existem várias dessas manifestações artísticas, que contam com crenças, festas populares, culinária, danças, entre outros.
As lendas da região são influenciadas principalmente pela cultura indígena e, assim como em outras localidades do país, são transmitidas de geração a geração, principalmente de forma oral.
Conheça mais sobre o folclore da Região Norte!
Festas da Região Norte
Na Região Norte, as festas são influenciadas fortemente pela cultura indígena. Dentre as principais festividades, pode-se citar O Círio de Nazaré, que é uma homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.
Também existe o Festival de Parintins, realizado no estado do Amazonas, que consiste na disputa dos bois Garantido e Caprichoso.
A região ainda conta com a encenação da Paixão de Cristo, que acontece na segunda maior cidade cenográfica do mundo, Jerusalém, localizada no Amazonas.
Dentre outras festas, ainda pode-se citar: Cavalhada, Congo ou Congada, Festa do Divino, Festas Juninas e Folia de Reis.
Danças da Região Norte
No folclore da Região Norte, encontram-se vários tipos de dança, como o camaleão, na qual os casais seguem as coreografias ao som de violão, cavaquinho e rabeca.
Além dessa, existe a Dança do Maçarico, com o som de sanfona, violão, viola e rabeca. Os passos costumam variar entre lentos e ligeiros, e os dançarinos participam em pares.
Outras danças da Região Norte são: carimbó, dança do siriá, marambiré, desfeiteira, jacundá, marujada e lundu do marajoara.
Lendas da Região Norte
A Região Norte possui lendas folclóricas que são típicas do local. Essas histórias são transmitidas de geração a geração e enriquecem a cultura do território.
Confira algumas lendas da Região Norte:
Lenda do Boto
A lenda do boto se passa na região amazônica. Ao sair do rio, o boto se transforma em um belo rapaz e, durante as festas, aproveita para seduzir as moças, que acabam engravidando. Depois, ele volta à forma de boto e desaparece.
Lenda da Mandioca
A lenda da mandioca relata a história de Mani, uma indiazinha muito estimada na tribo, mas que um dia foi encontrada morta. A mãe, desolada, enterrou a menina dentro da oca e chorava bastante.
As lágrimas da mãe molharam tanto a terra que, após alguns dias, nasceu uma raiz, que foi nomeada como mandioca (junção de Mani e oca).
Lenda da Vitória-Régia
Segundo a lenda, a flor, conhecida como vitória-régia, era uma índia que se apaixonou pela Lua.
Ao ver a forma da Lua no rio, a moça se inclinou para beijá-la e caiu nas águas. Com isso, ela se afogou e Jaci (deusa Lua na mitologia tupi) a transformou em uma flor.
Comidas da Região Norte
A Região Norte conta com uma culinária bem específica, e há pratos que são incomuns em certos lugares do país.
Algumas comidas da Região Norte são:
- Tucupi
- Maniçoba
- Tacacá
- Carne de sol
- Jambu
- Bolo de mandioca
- Goma de mandioca
Veja também:
- Folclore da Região Nordeste
- Folclore da Região Centro-Oeste
- Folclore da Região Sudeste
- Folclore da Região Sul
- Brincadeiras da Região Norte – conheça a região brincando
- 20 Trava-línguas do folclore
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.