8 Monstros marinhos e suas histórias
O misterioso oceano é terra fértil para o surgimento de diversas histórias. Confira!
A vastidão dos oceanos é fonte de inspiração para milhares de pessoas uma vez que possui formas de vida diferentes e muitas vezes desconhecidas, além de ser de difícil acesso para os humanos. Hoje, temos a ciência para retirar um pouco do mistério sobre o que vive nas águas profundas, porém, ainda há muito para ser descoberto.
Como ainda estamos estudando os mares na atualidade, é possível entender a razão pela qual as civilizações antigas criaram histórias assustadoras sobre o ecossistema marinho. Para saber mais, confira 8 monstros marinhos e suas histórias.
Kraken
O Kraken é uma criatura da mitologia escandinava descrita como um polvo gigante com vários tentáculos. Os contos que citam o monstro relatam a forma como ele emerge do fundo do mar para atacar barcos e devorar seus ocupantes.
Acredita-se que a história, originada no final do século 13, tenha sido baseada em lulas gigantes. O Kraken aterroriza as pessoas até os dias atuais na saga de filmes Piratas do Caribe.
Leviatã
Leviatã é um monstro celestial citado no Antigo Testamento. A descrição dos marinheiros é de uma terrível mistura de serpente e dragão. Já outras versões contam de uma baleia gigante capaz de afundar barcos com suas mandíbulas poderosas.
Jörmundgandr
Jörmundgandr, a cobra gigante, é o segundo filho do deus nórdico Loki com a gigante Angrboda. Seus irmãos são o lobo Fenrir e a deusa Hela. Segundo o livro de mitologia nórdica Edda em Prosa, os filhos de Loki foram raptados por Odin e Jörmundgandr foi jogado no oceano que circula Midgard, o reino dos humanos.
A serpente cresceu tanto que, se morder a própria cauda, é capaz de circular a Terra. Por essa razão, ganhou o nome Serpente de Midgard (Midgårdsormen) ou Serpente do Mundo.
Hidra
A mitologia grega cita a Hidra como uma grande serpente aquática com múltiplas cabeças e respiração venenosa. Ela possui a capacidade de regenerar suas cabeças quando cortadas e tem como atribuição proteger a entrada do submundo, para onde seu irmão, Cérbero, foi enviado.
De acordo com sua história, a Hidra vivia nas águas do Golfo de Argos, que hoje corresponde à costa leste da região do Peloponeso. Filha de dois monstros, Tifão e Echidna, foi derrotada por Hércules em um dos seus desafios.
Morgawr
O folclore da região da Cornualha, na Inglaterra, descreve uma grande serpente marinha que habita as áreas costeiras e é responsável por atrapalhar a pesca. Suas aparições se iniciaram na década de 70 e alguns afirmam que Morgawr, na verdade, assemelha-se a um leão-marinho.
Caríbdis
Esse monstro pertence à mitologia grega e é protetor dos limites territoriais do mar. Inicialmente, Caríbdis era uma lenda mais comum entre pescadores e marinheiros, porém, o poeta épico Homero foi responsável por elevar seu status à divindade.
Enquanto ninfa, Caríbdis era caracterizada por sua voracidade extrema. Quando Hércules aproximou-se de Messina com os bois de Gerião, a ninfa roubou alguns dos animais e devorou-os. Ao tentar atacar o herói, que por sua vez estava em busca de seu gado, foi fulminada por um raio de Zeus e lançada às profundezas do mar, onde se tornou monstro.
Sereias
Sereias são criaturas místicas presentes em muitas lendas por todo o mundo. A versão mais comum é a de uma mulher metade humana (da cintura para cima) e metade peixe. A beleza da sereia é arrebatadora, assim como seu canto, que atrai pessoas para o oceano, onde ela abraça suas vítimas, levando-as até o fundo do mar.
Vários mitos gregos descrevem as sereias como humanas que ofenderam Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Dessa forma, foram castigadas com a vida em uma ilha isolada onde se transformaram em metade peixe.
Nokken
O Nokken é uma criatura misteriosa que reside em águas profundas. Na tradição norueguesa, é descrito como um monstro escuro que coloca os olhos na superfície da água para observar os habitantes de áreas marinhas.
Na tradição sueca, o Nokken é um jovem bonito capaz de atrair jovens mulheres para saltar na água e, em seguida, afogar as vítimas. Além disso, é descrito como um mutante que pode tomar a forma de um cavalo branco e fazer com que crianças pulem em suas costas para serem afogadas.
Leia também:
- Lenda do Papa-figo – Folclore brasileiro
- 60 Mitos e lendas do Brasil e do mundo – Personagens do folclore brasileiro e mundial
- O mito da Medusa na mitologia grega
Comentários estão fechados.