Conheça as 10 cidades mais poluídas do mundo
Há diferentes tipos de poluição, mas todas elas fazem mal para o meio ambiente ou para a sociedade. Conheça as 10 cidades mais poluídas do mundo.
A poluição é um fator presente na vida urbana, no entanto, ela também está presente nas áreas rurais. Há vários tipos de poluição, dentre elas as visíveis e invisíveis.
Com a industrialização e urbanização acelerada das últimas décadas, o crescimento sem atenção para os impactos no meio ambiente e na sociedade ainda são comuns. Por isso, os índices de poluição aumentaram rapidamente e, agora, o movimento pelo mundo limpo com recursos para as gerações futuras vem crescendo.
Em 2013, a Pure Earth (anteriormente Instituto Blacksmite), organização internacional sem fins lucrativos, divulgou um estudo com as 10 cidades mais poluídas do mundo. Confira a lista a seguir.
10° lugar – Kabwe, Zâmbia
Kabwe possui poluição de chumbo, proveniente da colonização britânica. Por isso, o índice de mortalidade é alto pela contaminação da água.
9° lugar – Swmgayit, Arzebaijão
A cidade era importante para a produção industrial da antiga União Soviética e, apesar da maioria das fábricas inativas, a poluição atmosférica ainda é alta.
8° lugar – Chernobyl, Ucrânia
Local do maior acidente nuclear da história, em 1986, Chernobyl ainda possui altos índices de poluição nuclear. Ao longo dos anos, plantas, animais e pessoas sofreram má formação, além de inúmeros casos de câncer e demais enfermidades.
7° lugar – Norilsk, Rússia
Casa do maior complexo de fundição de metais pesados do mundo, Norilsk produz cádmio, cobre, arsênio, zinco e demais materiais responsáveis pela poluição atmosférica. Com isso, chuvas ácidas são comuns.
6° lugar – Dzerzhinsk, Rússia
A cidade é responsável pela produção de armas químicas desde a Guerra Fria e é altamente poluída. A expectativa de vida no local é de 47 anos.
5° lugar – La Oroya, Peru
A empresa estadunidense Doe Run Corporation foi apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o principal responsável pela poluição do local. A cidade é contaminada pelo chumbo e a OMS aponta que 99% das crianças possuem o metal no sangue. Além disso, o solo e água também são contaminados.
4° lugar – Vapi, Índia
A população local sofre com inúmeras enfermidades como câncer de garganta e intoxicação devido ao desrespeito do parque industrial com as normativas ambientais. Assim, há pouco acesso à água adequada para consumo e uso, visto que o lençol freático é 96 vezes mais poluído que o máximo permitido, o que também afeta a agricultura.
3° lugar – Sukinda, Índia
Local de 97% das reservas de cromo do país, o ar, solo e água de Sukinda são contaminados pelo metal. A população local sofre de problemas de respiração, irritação e tosse crônica. Além disso, a contaminação pode causar tumores e afeta o sistema imunológico.
2° lugar – Tianjin, China
A poluição atmosférica se dá pela produção de chumbo na cidade, que é responsável por mais da metade da produção chinesa. Como consequência, o solo e água também são contaminados pelo metal pesado. Com mais de 150 mil pessoas alegando contaminação por chumbo, o índice de poluição está 8,5 vezes mais alto que o permitido na China.
1° lugar – Linfen, China
Localizada no nordeste da China, a cidade é extremamente poluída pela produção de carvão mineral. O pó é denso e difícil de se dispersar na atmosfera, logo, o ar fica carregado. A contaminação de carvão causa doenças pulmonares extremamente recorrentes, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, entre outras.
Leia também:
- Impactos ambientais causados pelo homem na agricultura
- Destino do lixo
- Fases da Revolução Industrial
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.