Plano de aula – Festas tradicionais e cultura do Brasil – 4º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre festas tradicionais e cultura do Brasil que elaboramos para a sua turma do 4° ano do ensino fundamental!
A cultura do Brasil é bastante diversa e vasta, em razão da extensão territorial do país. A formação étnica da população brasileira, as tradições, costumes e hábitos receberam influências de vários povos, como os indígenas, africanos, portugueses, italianos, espanhóis e japoneses.
Nesse sentido, a cultura do Brasil é formada a partir da fusão de elementos característicos destes povos. Cada região do país possui suas características específicas que envolvem, entre outros fatores, as festas tradicionais.
Também conhecidas como manifestações populares, estas festividades ocorrem em uma determinada região, pois são baseadas nas tradições e costumes de um povo.
As festas tradicionais atingem a coletividade, visto que, quando ocorrem, modificam e influenciam o cotidiano das pessoas que as realizam e as frequentam.
Compreendendo a importância da cultura brasileira que é formada, entre outros elementos, pelas festas tradicionais, a equipe do Escola Educação elaborou um plano de aula sobre festas tradicionais e cultura do Brasil, direcionado para a sua turma do 4° ano do ensino fundamental.
Plano de aula – Festas tradicionais e cultura do Brasil
TEMA: Festas tradicionais e cultura do Brasil
DURAÇÃO: 1 aula de 50 minutos
OBJETIVOS:
- Mostrar a diversidade cultural que existe em nosso país;
- Evidenciar a amplitude do Brasil;
- Valorizar a cultura brasileira;
- Mostrar a pluralidade da cultura brasileira;
- Promover o respeito à cultura de todas as regiões do nosso país;
- Desenvolver a criatividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro ou lousa;
- Giz ou pincel;
- Imagens;
- Para reproduzir as imagens: TV, computador, projetor de vídeo, notebook;
- Folha branca;
- Lápis de cor.
DESENVOLVIMENTO:
Inicia a aula colocando para tocar uma música que seja específica à festa tradicional que você mais goste. Exemplo, se a sua manifestação cultural preferida for a Festa Junina, inicie a aula colocando para tocar alguma canção que seja característica desta festividade.
Coloque-a para tocar e não diga nada. Veja como a turma reagirá. Depois que a música tocar uma vez, pergunte aos estudantes o que esta canção os fez lembrar. É bastante provável que eles dirão: festa junina.
Em seguida, fale sobre a história desta festa tradicional e explique o significado do termo “festa tradicional”.
Feito isso, pergunte aos estudantes quais outras festas tradicionais são típicas do nosso país. Depois que todos se manifestarem, escreva no quadro os nomes de algumas festividades que ocorrem no Brasil, tais como:
Nesse momento, tente levar para a aula festas típicas das cinco regiões do país. Para isso, divida o quadro em cinco partes e escreva as festas típicas referentes a cada região. É interessante utilizar um mapa do Brasil para mostrar à turma onde essas regiões se localizam.
- Festas típicas da Região Nordeste
- Festas típicas da Região Centro-Oeste
- Festas típicas da Região Norte
- Festas típicas da Região Sudeste
- Festas típicas da Região Sul
Selecione ao menos uma imagem de cada festa tradicional que ocorre em cada região do nosso país para os estudantes terem noção da magnitude do evento.
É importante que a turma consiga compreender o tamanho do nosso país e a diversidade que ele possui. Assim, os estudantes terão a consciência de que cada região possui a sua tradição e todas devem ser respeitadas.
Separe um momento da aula para falar sobre as festas típicas que ocorrem na sua região (cidade, estado, região). Caso tenham comidas, danças ou vestimentas específicas, selecione imagens e mostre à turma. Nesse momento, você pode falar sobre a origem de ao menos um dos elementos que escolher reproduzir para a turma.
Por fim, proponha que os estudantes criem uma festa tradicional e a desenhem em seu caderno. Ela deve possuir nome, comidas típicas e danças.
Divirtam-se!
Saiba mais em:
- Plano de aula – A internet como marco na história da humanidade – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – Os usos do petróleo – 4º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – As navegações em diferentes tempos – 4º ano do Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.