Conheça as 10 cidades mais poluídas do mundo

Há diferentes tipos de poluição, mas todas elas fazem mal para o meio ambiente ou para a sociedade. Conheça as 10 cidades mais poluídas do mundo.

0

A poluição é um fator presente na vida urbana, no entanto, ela também está presente nas áreas rurais. Há vários tipos de poluição, dentre elas as visíveis e invisíveis.

Com a industrialização e urbanização acelerada das últimas décadas, o crescimento sem atenção para os impactos no meio ambiente e na sociedade ainda são comuns. Por isso, os índices de poluição aumentaram rapidamente e, agora, o movimento pelo mundo limpo com recursos para as gerações futuras vem crescendo.

Em 2013, a Pure Earth (anteriormente Instituto Blacksmite), organização internacional sem fins lucrativos, divulgou um estudo com as 10 cidades mais poluídas do mundo. Confira a lista a seguir.

10° lugar – Kabwe, Zâmbia

Kabwe possui poluição de chumbo, proveniente da colonização britânica. Por isso, o índice de mortalidade é alto pela contaminação da água.

9° lugar – Swmgayit, Arzebaijão

A cidade era importante para a produção industrial da antiga União Soviética e, apesar da maioria das fábricas inativas, a poluição atmosférica ainda é alta.

8° lugar – Chernobyl, Ucrânia

Local do maior acidente nuclear da história, em 1986, Chernobyl ainda possui altos índices de poluição nuclear. Ao longo dos anos, plantas, animais e pessoas sofreram má formação, além de inúmeros casos de câncer e demais enfermidades.

7° lugar – Norilsk, Rússia

Casa do maior complexo de fundição de metais pesados do mundo, Norilsk produz cádmio, cobre, arsênio, zinco e demais materiais responsáveis pela poluição atmosférica. Com isso, chuvas ácidas são comuns.

6° lugar – Dzerzhinsk, Rússia

A cidade é responsável pela produção de armas químicas desde a Guerra Fria e é altamente poluída. A expectativa de vida no local é de 47 anos.

5° lugar – La Oroya, Peru

A empresa estadunidense Doe Run Corporation foi apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o principal responsável pela poluição do local. A cidade é contaminada pelo chumbo e a OMS aponta que 99% das crianças possuem o metal no sangue. Além disso, o solo e água também são contaminados.

4° lugar – Vapi, Índia

A população local sofre com inúmeras enfermidades como câncer de garganta e intoxicação devido ao desrespeito do parque industrial com as normativas ambientais. Assim, há pouco acesso à água adequada para consumo e uso, visto que o lençol freático é 96 vezes mais poluído que o máximo permitido, o que também afeta a agricultura.

3° lugar – Sukinda, Índia

Local de 97% das reservas de cromo do país, o ar, solo e água de Sukinda são contaminados pelo metal. A população local sofre de problemas de respiração, irritação e tosse crônica. Além disso, a contaminação pode causar tumores e afeta o sistema imunológico.

2° lugar – Tianjin, China

A poluição atmosférica se dá pela produção de chumbo na cidade, que é responsável por mais da metade da produção chinesa. Como consequência, o solo e água também são contaminados pelo metal pesado. Com mais de 150 mil pessoas alegando contaminação por chumbo, o índice de poluição está 8,5 vezes mais alto que o permitido na China.

1° lugar – Linfen, China

Localizada no nordeste da China, a cidade é extremamente poluída pela produção de carvão mineral. O pó é denso e difícil de se dispersar na atmosfera, logo, o ar fica carregado. A contaminação de carvão causa doenças pulmonares extremamente recorrentes, acidente vascular cerebral (AVC), infarto, entre outras.

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.