Geografia do Acre
O Acre é um estado brasileiro com muitas particularidades. Além de ser o território mais novo do Brasil, ainda é o único que possui dois fusos horários a menos em relação ao horário de Brasília. Conheça agora a Geografia do Acre.
O Acre é um estado localizado na região norte do Brasil. Sua capital é Rio Branco e seus limites geográficos são Amazonas, Rondônia e Peru. Sua área total é de 152.581,4km².
Esse estado foi disputado até 1903, pelo Brasil, Bolívia e Portugal. Até que por fim, o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas (moeda do Reino Unido). Mas, somente em 1962 as terras passaram a ser um estado brasileiro. Isso aconteceu pela necessidade de atingir um maior desenvolvimento.
Por sua posição geográfica, esse estado é o único brasileiro que possui dois fusos horários a menos em relação ao horário de Brasília. Sua localização também contribui para seu clima, que é equatorial, com temperaturas elevadas e muita chuva.
Clima do Acre
No Acre, predomina o clima amazônico equatorial, ou seja, altas temperaturas, mas uma umidade muito concentrada. Essas são as condições consideradas adequadas para a multiplicação da biodiversidade.
Já a temperatura, pode variar entre 24,5°C e 32°C. O estado, ainda possui duas estações bem definidas. Uma é de seca, que acontece a partir de maio até outubro e a outra chuvosa, de novembro a abril. Nesse período, existem quedas de temperatura.
Vegetação do Acre
No Acre, a vegetação é composta por áreas extensas da Floresta Amazônica. Os trechos são mais abertos e locais com riscos de inundações. Além disso, possuem altas árvores.
Esse é um dos estados que possui a maior extensão de florestas intactas, sendo 31,51% das terras com reservas e áreas de proteção ambiental. Além de reservas indígenas.
Relevo do Acre
As formas de relevo que predominam no Acre, são as depressões da Amazônia Ocidental. Além de algumas áreas da planície Amazônica. Ainda mais, possuem a Serra da Contamana, que contém as maiores altitudes do território, cerca de 600m acima do nível do mar.
Problemas ambientais do Acre
Os maiores problemas ambientais do Acre são:
- Desmatamento;
- Poluição de rios;
- Córregos.
Hidrografia do Acre
A maioria dos municípios do Acre estão localizados nas margens dos rios. Os rios, então, se tornam importantes até mesmo como meios de transporte. Confira abaixo os principais rios e bacias hidrográficas do Acre:
- Rios: Juruá, Purus, Tarauacá, Gregório, Muru, Envira e Jurupari;
- Bacias: Bacia do Acre-Purus e Bacia do Juruá.
Conteúdo relacionado:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.