Cultura do Nordeste
O Nordeste é uma região com aspectos culturais muito fortes, presentes na culinária, na literatura de cordel, nas danças e nas religiões afro-brasileiras.
O Nordeste é uma região brasileira com características culturais muito marcantes, inclusive pela força e luta de seu povo.
Composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, a Região Nordeste tem muito a dizer de sua formação e constituição.
Seja pelas paisagens, a cultura material ou imaterial, temos muito a aprender com a população nordestina. O Brasil, uma colcha de retalhos, possui em cada canto um pouco para dizer de si.
Confira a seguir um pouco da cultura do Nordeste!
Manifestações culturais do Nordeste
O Nordeste possui manifestações culturais muito fortes e marcantes. As comidas típicas, as danças, as músicas, as paisagens, diversidade de sotaques e etnias dão ainda mais vida e cor a seus povos.
Dentre as manifestações culturais enraizadas na região, podemos citar algumas que você verá a seguir: artesanato, capoeira, culinária, festas juninas, frevo, literatura de cordel, reisado e religiões afro-brasileiras.
Festas juninas
As festas juninas do Nordeste são uma das manifestações culturais e artísticas fortes no território, sendo comemoradas no mês de junho. Reunindo pessoas de todo o Brasil, as festividades celebram três santos católicos: Santo Antônio (13 de junho), São João (24 de junho) e São Pedro (20 de junho).
Nelas, há danças típicas, quadrilhas juninas, decorações temáticas, balões, fogos de artifício e comidas gostosas de milho e coco (pamonha, milho assado, bolo de milho, pipoca, mané pelado, etc.)
A Festa de São João de Caruru, em Pernambuco, é uma festa movimentada com duração de até um mês. Com muitas brincadeiras, casamento caipira, correio elegante, forró e o tradicional pau de sebo, a festa conta com atrações de todo o país.
Mas a maior festa de São João do mundo é mesmo a Festa de São João de Campina Grande, na Paraíba. Com grupos de dança, barraquinhas e diversidade culinária, ela pode atrair até dois milhões de visitantes.
Reisado
O reisado é uma festividade da religião católica presente na cultura da Região Nordeste. A festa, realizada em alguns estados do Nordeste, como em Alagoas, Piauí e Sergipe, celebra a visita dos Reis Magos a Jesus.
Também conhecido como Folia dos Reis, a celebração se articula com um grupo de foliões vestidos com roupas cheias de fitas e espelhos. Esses percorrem as ruas das cidades e bairros, cantando e festejando com músicas típicas.
Artesanato
O artesanato do Nordeste é uma tradição cultural muito próspera, que teve influência de diferentes povos e acaba por diversificar as peças e técnicas conforme cada Estado.
A matéria-prima do artesanato nordestino é proveniente da fauna e da flora da região. Sendo extraída, por exemplo, da palha de bananeira e do milho, do bambu, do cipó, das conchas, do couro, da casca de coco, da bucha, etc.
Além de ser um registro cultural nordestino muito importante, o artesanato é um aspecto turístico e, consequentemente, fonte de renda para famílias, movimentando assim a economia de muitas cidades.
Poesia Popular – Literatura de cordel
A literatura de cordel é a nomenclatura atribuída às narrativas de romance popular do sertão nordestino do Brasil, dando ênfase aos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Com origem em Portugal, logo se expandiu para outros países.
Entre os nomes da poesia popular nordestina estão: Bráulio Bessa, Zé da Luz, Leandro Gomes de Barros e José Camelo de Melo Resende.
Religiões afro-Brasileiras
As religiões afro-brasileiras são marcantes no Nordeste brasileiro. Entre os cultos e crenças deixados como legados das pessoas escravizadas estão o candomblé e a umbanda.
Capoeira
A capoeira, inserida no Brasil pelos africanos escravizados, é tida como uma das modalidades de luta mais populares entre os nordestinos, tornando-se depois uma dança.
Bahia e Pernambuco são os estados com maiores adeptos da capoeira e, consequentemente, onde é frequente encontrar grupos pelas ruas fazendo apresentações.
Frevo
O frevo e o coco são algumas das danças típicas nordestinas.
O frevo, uma dança folclórica presente no carnaval de rua, é destaque no carnaval de Pernambuco, tendo sido instituído, em 2012, como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Culinária
A culinária do Nordeste recebeu influência dos portugueses, indígenas e africanos. Sendo assim, as comidas nordestinas são preparadas com muito tempero e pimenta.
Alguns ingredientes são marca registrada no preparo das receitas, tais como a carne seca, carne de sol, frutos do mar e peixes.
Acarajé, buchada de bode, moqueca, sarapatel e vatapá são alguns dos pratos típicos da região nordestina. No café da manhã, a tapioca e o cuscuz nunca faltam.
Você pode gostar também de:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.