Mitologia Grega – O que é, lendas, mitos, deuses e seres mitológicos
Conheça as principais característica da mitologia grega, que é uma belíssima herança deixada ao mundo pelos gregos antigos.
A Mitologia Grega é constituída, além dos mitos, por diversas lendas. Essas histórias foram criadas na Antiguidade, pelos gregos, com o objetivo de explicar alguns fatos, situações e também fenômenos da natureza.
Essas narrativas fantásticas constituem-se em um importante legado, uma vez que elas representam um período crucial da história de um povo, cuja cultura refletiu-se, e ainda reflete-se, em diversos pontos das civilizações modernas.
Mitologia Grega
Esses mitos eram protagonizados por deuses, criaturas sobrenaturais, símbolos e até mesmo, pessoas reais. Há inúmeros mitos originários da Grécia Antiga. Eles são extremamente ricos, nos acontecimentos e personagens, tanto que ainda hoje servem como inspiração para uma série de obras. Conheça, a seguir, alguns exemplos da mitologia grega.
Mito: O nascimentos de Zeus
Cronos após tomar o trono de seu pai, o deus Urano, tornou-se um deus tão tirano quanto ele. Casou-se com Reia, sua irmã, com quem teve vários filhos. Porém, temendo que algum deles repetisse aquilo que fez com seu pai, comia-os assim que acabavam de nascer.
Inconformada com a situação, quando Zeus nasceu Reia decidiu que ele seria seu último filho. Para poupá-lo de Cronos, entregou para o marido uma pedra enrolada em mantas, no lugar da criança.
Zeus, então, cresceu escondido no bosque de creta. Quando cresceu, de fato, decidiu derrotar seu pai. Porém, antes disso, disfarçou-se de criado e deu-lhe uma bebida mágica para que vomitasse seus outros irmãos. Com o apoio deles, travaram uma guerra de aproximadamente dez anos, da qual Cronos sai derrotado.
Assim, subiram para o monte Olimpo, de onde passaram a comandaram o Céu, a Terra e os demais deuses.
Mito: O voo de Ícaro
Dédalo foi um grande inventor e arquiteto da Grécia Antiga. Porém, ele e seu filho Ícaro foram condenados e presos em um labirinto, localizado em uma ilha, acusados de terem conspirado contra o rei e ajudado o herói Teseu a derrotar o minotauro.
Foi o próprio Dédalo que havia criado o labirinto, por isso, ele sabia que sair dele era praticamente impossível. Mas algum tempo depois de presos, ele teve uma ideia para libertá-los.
Enquanto Ítalo recolhia vários pedaços de madeira, Dédalo construiu uma estrutura muito semelhante às asas de um pássaro, só que muito maior. Para preenchê-la, recolheram as penas das aves marinhas que sobrevoaram o labirinto e colaram-nas com cera de mel de abelhas.
Vestindo as asas eles conseguem deixar a construção e voam com o intuito de partir do local. Apesar de alcançarem êxito na fuga, Ítalo apaixonou-se pelo brilho do sol e voava cada vez mais próximo a ele. O calor emanado fez com que a cera que colava as penas derretesse.
Assim que suas asas desmontaram-se, ele foi fatalmente lançado ao mar. Seu pai tentou alcançá-lo, mas tudo que encontrou no mar foram as penas que se desprenderam das asas.
Mito: Origem do amor não correspondido
Logo após a derrota de serpente píton, usando arco e flecha, o deus Apolo desfilava orgulhoso de seu feito. Nisso, deparou-se com o deus do amor, Eros. Este, por sua vez, praticava sua pontaria, usando as mesmas armas que Apolo, que viu-se enciumado por conta das habilidades do menino.
Sem deixar-se abalar pelas provocações, Eros deu as costas para Apolo, que continuou com as hostilidades. Irritado, ele virou-se e lançou uma flecha no coração de Apolo, que imediatamente caiu de joelhos. Ele não foi fatalmente ferido, mas viu-se sob os efeitos do amor.
Mas não parou por aí. Eros também lançou uma flecha no coração da ninfa Dafne, mas ao contrário, fez com que ela sentisse repulsa por Apolo. Apaixonado, ele começou a persegui-la. Cansada daquela situação, depois de algum tempo pediu a ajuda a seu pai.
Quando Apolo estava prestes a aproximar-se dela, o pai transformou-a em um loureiro. Conformado, Apolo disse que ainda que a chance de ter um grande amor tivesse sido negada a ele, usaria as folhas de loureiro para tecer coroas de louro para serem usadas por aqueles que experimentassem momentos de triunfo.
Mito: O nascimento da deusa Atena
Após estabelecer-se como o deus supremo do Olimpo, Zeus apaixonou-se pela deusa da prudência, Métis. Porém, o sentimento não era recíproco, e ela vivia a fugir dele de todas as formas possíveis, inclusive, usando seu poder de transformar-se em outros animais.
As fugas de nada adiantaram, e Zeus conseguiu casar-se com Métis. Pouco tempo depois ela engravidou, e assim que isso aconteceu, Gaia, a avó de Zeus, profetizou que ele teria um destino como o de seu pai, Cronos.
De acordo com a profecia, eles teriam dois filhos. A primeira, uma menina, seria semelhante ao pai em sabedoria e força. O segundo seria um menino, que seria mais forte que o pai e tomaria seu trono. Sabendo da possibilidade de isso acontecer, o deus decidiu mudar o seu destino.
Então, Zeus propõe a Métis que eles testassem seus poderes de metamorfose. Assim foi feito, e quando ela transformou-se em uma mosca, o deus a engoliu. Depois de algum tempo, ele começou a sentir fortes dores em sua cabeça, que ia ficando cada vez maior.
Até que ele resolveu pedir ao deus Hefesto que abrisse sua cabeça com um machado para verificar o motivo da dor. Da fenda aberta saiu a deusa Atena, já adulta e vestindo sua armadura.
Deuses da Mitologia Grega
Os gregos antigos são conhecidos por cultuarem uma série de deuses, por isso, são chamados de politeístas. Esses deuses são notórios por serem imortais, e terem corpos e emoções semelhantes ao seres humanos.
Dessa forma, os deuses gregos são capazes de se apaixonar, sentir amor, ódio, ciúmes, tristeza, maldade, egoísmo e toda sorte de sentimentos. Apesar de existirem vários deuses, os doze habitantes do Olimpo são os principais.
Zeus, Poseidon, Atena, Hefesto, Ares, Apolo, Héstia, Deméter, Hermes, Afrodite e Ártemis constituem a elite dos deuses da mitologia grega.
Seres mitológicos
Além dos deuses, a mitologia grega possui uma série de outros personagens, que recebem o nome de seres mitológicos. Alguns dos mais importantes podem ser conhecidos logo a seguir.
Filmes de Mitologia Grega
Ficou interessado nos personagens e histórias da mitologia grega e deseja conhecê-los um pouco mais? Veja alguns filmes que foram sucesso mundial e que ilustram acontecimentos mitológicos.
- A Odisséia (Alpha Filmes, 1997)
- Tróia (Warner Bros, 2004)
- Hércules (Diamond Filmes, 2014)
- Percy Jackson e o Ladrão de Raios (Fox Film do Brasil, 2010)
- Percy Jackson e o Mar de Monstros (Fox Film do Brasil, 2013)
- Fúria de Titãs (Warner Bros, 2010)
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.