11 Planos de aula de Biologia

Os modelos de planos de aula de Biologia permitem que professor trabalhe em sala a vida e os organismos vivos, por meio de aulas teóricas e práticas.

0

O aprendizado obtido na sala de aula não se limita apenas a aquele espaço, portanto para que ele seja bem sucedido é necessário uma pesquisa prévia das necessidades e métodos de abordagem com os alunos.

O planejamento da aula é feito pelo professor no início do ano ou de uma disciplina, caso seja ministrado semestralmente. Ao longo do calendário acadêmico, se necessário, ele o atualiza e faz adaptações conforme o desenvolvimento da turma.

Tanto os planos de aula quanto os projetos pedagógicos que o Escola Educação disponibiliza para os professores são um forma de auxiliar no processo de ensino na sala de aula. No caso do plano de aula, ele é como um roteiro que guia a forma como uma aula, uma apresentação, uma exposição, uma palestra ou até mesmo um curso pode ser conduzido. Em sua estrutura estão descritos os objetivos (geral e específicos) da atividade, a justificativa, o tema abordado, o conteúdo programático, a sugestão de desenvolvimento e avaliação da matéria.

Portanto, independente da disciplina, esse é um item obrigatório a ser elaborado e com as ciências biológicas não seria diferente.

A biologia, ciência que estuda a vida e os organismos vivos, possui métodos próprios para a sua compreensão. Confira os modelos de planos de aula de Biologia que o Escola Educação oferece!

Modelos de plano de aula de Biologia

Plano de aula – Aula Prática – Morfologia de caule

O plano de aula prática sobre morfologia do caule permite que o professor trabalhe a teoria e a prática no ambiente escolar. Assim, o aluno poderá identificar o caule e compreender as suas diferentes partes, classificações e funções.

Plano de aula – Aula prática – Morfologia de raízes

Além de serem consideradas os principais órgãos de fixação das plantas, as raízes possuem também como função a absorção e a reserva de nutrientes. Embora em grande parte elas sejam subterrâneas, há também as aéreas, sugadoras ou fixadoras.

Por meio do plano de aula prática sobre morfologia das raízes, o educador levará para a sala de aula o método para distinguir os tipos de raízes, assim como saber relacioná-las com sua origem e função.

Plano de aula – Aula prática – Classificação de folhas

As folhas são órgãos fundamentais no processo de realização da fotossíntese. Com diferentes tipos, conforme o habitat, as suas espécies apresentam formas diferentes.

Portanto, o plano de aula prática sobre classificação das folhas permite que seja fixado os conhecimentos sobre os seus vários tipos de classificação.

Plano de aula – Aula prática – Fototropismo

O plano de aula prática sobre fototropismo apresenta exemplos de experiências para que os discentes possam compreender a importância da luz solar para as plantas e qual o mecanismo utilizado por elas para garantir sua exposição, ainda que em ambientes com pouca iluminação, recurso denominado como fototropismo.

Plano de aula – Aula prática – Germinação de sementes

A semente nada mais é do que um óvulo maduro com um embrião, porém, para que o desenvolvimento ocorra é necessário a germinação.

O plano de aula prática sobre a germinação de sementes discorre sobre a atividade metabólica para a formação da planta, destacando também os fatores essenciais para que ela seja bem sucedida.

Plano de aula – Aula prática – Germinação e quebra de dormência

O plano de aula prática sobre germinação e quebra de dormência de sementes propõe a observação do estágio de latência da semente, assim como a saída desse estágio, que é conhecida como “quebra de dormência”, ocorrida por fatores externos.

Plano de aula – Recicláveis e não recicláveis

O plano de aula recicláveis e não recicláveis levanta atitudes importantes para o cenário atual, em busca pela sustentabilidade.

O impacto dessa aula pode refletir tanto na vida do aluno como na das pessoas as quais ele convive, inspirando-as a adotar as práticas trabalhadas em sala e, assim, contribuir para um mundo mais limpo e desenvolvido.

Plano de aula – Aula prática – Vulcões

O plano de aula prática sobre vulcões possibilita com que os alunos compreendam a origem do vulcão, a formação das novas rochas a partir deles, assim como os danos que a sua erupção, que eles verão de perto, pode causar na natureza.

Plano de aula – Desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável é o objetivo para uma vida mais sustentável e, consequentemente, com menores ameaças ambientais ao planeta.

A partir das atividades propostas no plano de aula sobre desenvolvimento sustentável, os alunos irão compreender os problemas da natureza e as formas de continuar o desenvolvimento e tentar amenizar a situação.

Plano de aula – Água

A água é o recurso natural mais importante da humanidade e, embora o planeta Terra seja conhecido como planeta azul pela quantidade de água que possui, alguns problemas já vêm sendo apresentados, como a escassez de água e seca extrema em algumas regiões.

Portanto, o plano de aula sobre a água levanta o debata para o consumo inteligente e sustentável da água.

Plano de aula – Ciclo de vida das plantas

O plano de aula sobre o ciclo de vida das plantas suscita a importância das plantas e do que elas precisam para sobreviver.

Também, por meio do experimento do feijão no algodão, os estudantes irão compreender como se dá a germinação e o desenvolvimento dos caules e das folhas.

Veja também: 

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.