Folclore da Região Sudeste
A Região Sudeste é a mais populosa do país. O folclore local contém influências africanas, indígenas, europeias e ainda asiáticas.
A Região Sudeste do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui a maior quantidade de habitantes do Brasil.
Seu território é composto pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Além disso, quando se fala em folclore, a região tem uma grande diversidade cultural, fortemente influenciada pelas tradições indígenas, africanas, europeias e ainda asiáticas.
O folclore da Região Sudeste, assim como seu aspecto econômico, é muito rico. A cultura popular do território possui mitos regionais e outras tradições que envolvem danças e festas marcantes.
Festas da Região Sudeste
A Região Sudeste possui diversas festas que caracterizam o local. Uma das mais conhecidas é o Carnaval, que conta com grandes desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo.
Dentre outras festividades da região estão a Festas Juninas, a Folia de Reis, a Festa do Espírito Santo e o rodeio.
Vale destacar que algumas festas da região, como o Carnaval e a Festa Junina, apesar de serem típicas do local, são festejadas em praticamente todo o país.
Danças da Região Sudeste
Entre as danças da Região Sudeste, podemos citar a cana-verde, a quadrilha e o fandango.
Destas, a quadrilha, dança típica das Festas Juninas, é puxada por um orador que indica quais movimentos os dançarinos devem fazer.
Outras danças típicas da região estão presentes isoladamente em alguns estados. Por exemplo, o batuque se encontra principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
Enquanto isso, a sança de São Gonçalo está presente em Minas Gerais e São Paulo; a dança do tamanduá, no Espírito Santo; o fandango, em São Paulo; e o mineiro-pau, em Minas Gerais e São Paulo.
Confira agora outras danças típicas da Região Sudeste:
- Dança alemã
- Bate-flechas
- Dança açoriana
- Congo
- Capoeira
Lendas da Região Sudeste
Existem lendas da Região Sudeste que são comuns em todo o país, assim como outras que são de caráter mais regional, como a lenda de Chico Rei e O cavalo invisível.
Lenda de Chico Rei
Segundo a lenda, Chico era o rei de uma tribo no Congo, mas foi trazido para ser escravizado no Brasil. Ele conseguiu comprar sua alforria com o seu trabalho e se tornou “rei” na cidade de Outro Preto (MG).
O cavalo invisível
A lenda apresenta um cavalo invisível que passa tarde da noite em janelas de pessoas descrentes, que não seguem as tradições da ressurreição e vitória de Cristo.
Culinária da Região Sudeste
A culinária da Região Sudeste possui uma grande mistura e variedade. Devido às diversas opções gastronômicas, São Paulo e Rio de Janeiro estão nas listas de melhores lugares onde comer.
Confira alguns comidas típicas da Região Sudeste:
- Feijoada
- Bacalhau
- Tutu de feijão
- Pão de queijo
- Feijão tropeiro
- Bauru
- Moqueca
Veja também:
- Folclore da Região Nordeste
- Folclore da Região Sul
- Folclore da Região Norte
- Folclore da Região Centro-Oeste
- Plano de aula sobre Folclore para Educação Infantil
- Plano de aula sobre Folclore para Maternal
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.