Geografia do Rio Grande do Sul
Conheça o quarto maior estado do país, Rio Grande do Sul. Localizado na região sul, é o quinto mais populoso e o terceiro com maior Índice de Desenvolvimento Humano.
O Rio Grande do Sul é um estado localizado na região Sul do Brasil. Conhecido como o quarto maior estado do país, é o quinto mais populoso e o terceiro com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
A economia do estado se baseia em agricultura, pecuária e têxtil. Ainda mais, existem diversas opções de turismo. Por exemplo, Gramado e Canela, duas cidades próximas que chamam a atenção para passeios românticos e decorações natalinas.
Os limites territoriais do estado são: Santa Catarina (ao norte), Uruguai (ao sul), Oceano Atlântico (ao leste) e Argentina (ao oeste). Sua área territorial é de 281.748, 538 km².
Relevo
O Rio Grande do Sul possui três tipos de relevos. Estes são: planaltos, depressões e planícies. Seus planaltos se encontram ao norte do Estado, com altitude acima de 100 metros.
O ponto mais alto do estado possui 1.410 metros e é chamado de Pico do Monte Negro. Esse se encontra em São José dos Ausentes.
Além disso, existem quatro unidades morfológicas, denominadas como:
- Depressão central: áreas com menos de 400 metros, localizadas em municípios como Porto Alegre, Santa Maria, Bagé e São Gabriel;
- Escudo Sul-Grandense: Rochas formadas em outros períodos com desgastes erosivos. A altitude não passa de 600 metros;
- Planície Costeira: Apresenta baixas altitudes e se encontra em toda a Costa Atlântica do território.
Clima
No Rio Grande do Sul, predomina o clima subtropical úmido, contando então com duas estações do ano bem definidas. O verão, com elevadas temperaturas e o inverno, com baixas temperaturas. Uma das menores do país.
No decorrer do ano, as chuvas são bem distribuídas. As temperaturas se modificam de acordo com a altitude, ou seja, onde existe baixas elevações, o clima é tropical. Já em altas elevações, o clima temperado.
Hidrografia
O Rio Grande do Sul possui uma rede hidrográfica dividida em três regiões. Estas são: Bacia do Uruguai, Bacia do Guaíba, Bacia do Litoral.
Os rios mais importantes do Rio Grande do Sul são:
- Jacuí;
- Caí;
- Pelotas;
- Camaquã;
- Sinos;
- Uruguai.
Vegetação
O Rio Grande do Sul possui quatro tipos diferentes de vegetação. Estas são:
- Mata Atlântica: Vegetação localizada na região litorânea, do Norte ao Sul do país;
- Mata do Araucárias: Essa vegetação é formada por coníferas e pinheiro-do-paraná e se caracteriza por uma floresta subtropical;
- Vegetação Litorânea: Vegetação úmida e com grande quantidade de areia, localizada no litoral.
Recursos Naturais
Os principais recursos naturais do Rio Grande do Sul são:
- Cobre;
- Carvão mineral;
- Chumbo;
- Cristal de rocha;
- Tungstênio.
Conteúdo relacionado:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.