Ecossistemas brasileiros
O Brasil é o país com maior biodiversidade do mundo! Vamos conhecer os principais ecossistemas do nosso país!
O ecossistema é um conjunto de fatores bióticos e abióticos que interagem em um determinado local e tempo, ou seja, qualquer local onde haja interação de seres vivos com a água, terra, ar e o Sol, é um ecossistema.
O Brasil possui uma área territorial muito grande, apresenta diferenças de clima, solo e espécies da flora e fauna, fazendo com que as regiões possuam condições ambientais diversas e surjam muitos ecossistemas.
Os principais ecossistemas brasileiros são divididos em biomas:
- Floresta Amazônica
- Caatinga
- Cerrado
- Mata Atlântica
- Mata dos Cocais
- Pantanal
- Mata de Araucárias
- Mangue
- Pampas
Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica compreende a maior floresta tropical remanescente do mundo, ocupando quase 50% do território brasileiro.
Ela abrange 9 estados, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e uma pequena porção do Mato Grosso, Maranhão e Tocantins.
O clima na Floresta Amazônica é quente e úmido, com grande amplitude térmica durante todo o ano, podendo variar entre 20 °C e 40 °C.
As chuvas são constantes e a pluviosidade fica acima de 1800 mm/ano, deixando a umidade com índices entre 80 e 100%.
A Floresta Amazônica possui grande biodiversidade, tanto a flora quanto a fauna possuem riqueza de espécies.
Caatinga
A Caatinga ocupa 10% do território do Brasil, abrange Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia e no norte de Minas Gerais.
Esse ecossistema apresenta clima semiárido, com vastos períodos de seca, onde os índices de pluviosidade não ultrapassam os 70 mm por ano.
A flora da Caatinga é caracterizada pela grande adaptação a longos períodos de seca, as plantas podem armazenar água em seus troncos e folhas, como as cactáceas fazem.
Apesar do clima seco, a diversidade da fauna na Caatinga também é muito grande, sendo possível encontrar preá, veado, calango, onças, macaco-preto, etc.
Cerrado
O Cerrado é um ecossistema brasileiro que pode ser comparado à Savana Africana. Ele possui árvores espaçadas, com tronco retorcido, raízes profundas e que, na maioria das vezes, não atingem grande porte.
Esse bioma sofreu grandes perdas de território por causa dos avanços de plantações agrícolas e locais de pastagens.
O Cerrado abrange toda a região central do Brasil que é ocupada por Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e de São Paulo.
O clima no Cerrado é predominantemente quente, com um período de seca bem definido durante o outono e o inverno, fazendo com que o fogo seja recorrente nessa área.
O Cerrado possui muitas espécies de plantas endêmicas como o pequi, a cagaita, o murici e o ipê. Alguns animais também são típicos desse bioma como os tamanduás, o lobo-guará, os tatus e os gambás.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica abrange todo o litoral do Brasil, entretanto, esse ecossistema é um dos mais devastados do nosso país, estima-se que ele possua apenas 5% da sua vegetação original.
Cerca de 70% da população brasileira vive nesse bioma, que se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e possui clima que vai de subtropical úmido a tropical úmido.
A flora da Mata Atlântica possui espécies perenes e que podem ser muito altas, com folhas largas. Propiciando a sobrevivência da grande quantidade de plantas epífitas existentes nessa floresta.
A fauna da Mata Atlântica é representada pelas jaguatiricas, os tucanos, saguis, mico-leão dourado, etc.
Mata dos Cocais
A Mata dos Cocais é uma mata de transição que fica entre a Floresta Amazônica e a Caatinga. Esse é um ecossistema que foi muito explorado para extração de óleos vegetais, como o de babaçu e a cera de carnaúba.
Atualmente, uma vasta área territorial desse ecossistema foi perdida para as plantações de soja. A Mata dos Cocais está presente no Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
A média de temperatura anual é 26 °C e os índices de pluviosidade são altos podendo chegar a 2200 mm.
A flora da Mata dos Cocais é muito característica pela presença massiva da espécie Orbignya martiana, uma palmeira chamada babaçu que possui grande importância econômica para a população.
A fauna possui grande diversidade de espécies incluindo arara-vermelha, ariranha, gavião-rei, boto, paca, macaco-prego, etc.
Pantanal
O Pantanal é uma planície que fica inundada em alguns períodos do ano, podendo ter áreas parcialmente ou totalmente submersas.
Esse é um dos ecossistemas com maior biodiversidade de fauna e flora do Brasil, abrange o oeste dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O clima no Pantanal é tropical continental com temperaturas altas, acima de 30 °C no verão, e amenas no inverno, podendo chegar a 20 °C.
Mata de Araucárias
A Mata de Araucárias recebe esse nome porque a principal espécie que compõe a flora desse ecossistema é a Araucaria angustifólia, o pinheiro-do-paraná, conhecido popularmente como araucária.
Esse ecossistema possui estações do ano bem definidas com invernos muito frios e verões muito quentes. A Mata de Araucária compreende os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Manguezais
Os Manguezais são ecossistemas litorâneos com solo lodoso e salgado que possui vegetação arbustiva. Esse tipo de ecossistema evita o assoreamento das praias, ou seja, ele forma uma barreira de proteção.
A localização desse bioma está em toda costa brasileira, mas pode estar presente muitos quilômetros adentro do continente, seguindo o curso de rios.
A flora dos manguezais não é muito diversa e, geralmente, possui três espécies: mangue-vermelho, mangue-branco e mangue-preto. A fauna é rica em caranguejos, moluscos e aves.
Pampas
Os Pampas também são conhecidos como campos sulinos e predominam no norte do Rio Grande do Sul, onde o clima é subtropical, com as estações do ano bem definidas.
Esse ecossistema é uma pradaria, em que o relevo possui topos arredondados. A principal atividade econômica dos Pampas é a pecuária.
A flora que predomina nesse bioma são as gramíneas e os arbustos que são muito espaçados. A fauna apresenta animais como a onça-pintada, jaguatirica, guariba, ema, quero-quero, veado-campeiro, tucanos, etc.
Veja também:
- Animais em extinção na Floresta Amazônica
- Restinga – Resumo, o que é, exemplos, características e restinga no Brasil
- Influência dos fatores abióticos nos seres vivos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.