História do Futsal

O futsal é um esporte amplamente jogado no Brasil. Que tal conhecer mais sobre a história do futsal e seu começo no Brasil?

0

O futsal é um esporte de equipe praticado em salão. Também conhecido como futebol de salão, possui similaridades com o futebol de campo, mas não é igual.

O esporte nasceu como adaptação do futebol de campo e, apesar de ser relativamente novo, é um dos principais jogos na Educação Física escolar.

Como há divergências quanto à origem desse esporte, confira as duas versões da história do futsal, assim como a história do futsal no Brasil e os melhores jogadores.

História do futsal

Juan Carlos Ceriani Gravier, considerado o criador do Futsal
Juan Carlos Ceriani Gravier, considerado o criador do Futsal.

Algumas pessoas defendem que o futsal nasceu no Brasil por volta de 1940, com a Associação Cristã de Moços (ACM), em São Paulo. Devido à dificuldade de encontrar campos disponíveis, começaram a jogar as partidas de futebol nas quadras de basquete e vôlei.

Originalmente, os times eram de cinco a sete pessoas, mas logo definiram o número de cinco jogadores para cada equipe.

Além disso, a bola era de serragem, crina vegetal ou de cortiça granulada e apresentava problemas como saltar para fora da quadra com muita frequência, por isso o tamanho foi diminuído e o peso aumentado. Assim, o jogo passou a ser chamado de esporte de bola pesada.

A outra versão, tida como mais provável é a da origem no Uruguai. No ano de 1933, o professor de Educação Física, Juan Carlos Ceriani Gravier, da Associação Cristã de Moços, criou o jogo de salão com o nome Indoor-Foot-Ball, que traduz para futebol interno.

Como o jogo era uma alternativa prática para os jogadores, logo se espalhou pelo mundo. Em 14 de setembro de 1969, em Assunção, Paraguai, foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol de Salão (CSAFS).

Na ocasião, estavam presentes João Havelange, presidente da Confederação Brasileira de Desportos (CBD), Luiz Maria Zubizarreta, presidente da Federação Paraguaia de Futebol, e Carlos Bustamante Arzúa, presidente da Associação Uruguaia de Futebol. Também estava presente, e representando o Brasil, Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes.

Numa iniciativa da CBD e da CSAFS, em 25 de julho de 1971, em São Paulo, teve origem a Federação Internacional de Futebol de Salão (Fifusa), com a presença de representantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.

A Fifusa organizou o 1º Campeonato Mundial de Futebol de Salão, em 1982, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Com a participação de Brasil, Argentina, Costa Rica, Tchecoslováquia, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Itália, México, Holanda e Japão, o Brasil venceu a final do Paraguai por 1 a 0.

Liga Nacional de Futsal

Habib Maphuz foi o responsável pela formulação de diversos esportes dentro da ACM de São Paulo. Sendo assim, foi professor de Educação Física e criador da primeira liga de Futebol de Salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços. Mais tarde, também se tornou o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão.

Em 28 de julho de 1954, foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro. A primeira federação estadual do Brasil teve como presidente Ammy de Moraes.

No mesmo ano, foi fundada a Federação Mineira de Futebol de Salão. Já em 1955, foi fundada a Federação Paulista de Futebol de Salão, com Maphuz como presidente. A partir disso, vários estados começaram suas próprias federações.

Em 1956, as Federações cearense, paranaense, gaúcha e baiana foram fundadas. Um ano depois, em 1957, a federação catarinense e a norte-rio-grandense, e, em 1959, a sergipana. As Federações de Pernambuco, do Distrito Federal, da Paraíba foram fundadas na década de 60.

Depois, na década de 70, tiveram origem as federações acrianasul-mato-grossensegoianapiauiensemato-grossense, e maranhense. Já nos anos 80 foram fundadas as federações do Amazonas, de Rondônia, do Pará, de Alagoas, do Espírito Santo e de Amapá.

Assim, na década de 90, as federações mais recentes tiveram origem: a roraimense e a tocantinense. No dia 2 de maio de 1990, o Brasil oficial e legalmente se desligou da Fifusa e passou a adotar as normas e regras da Federação Internacional de Futebol (Fifa), com a Comissão de Futsal.

Jogadores de futsal

Confira os melhores jogadores de futsal da história:

Internacionais:

  • Kike Boned
  • Konstantin Eremenko
  • Ramon Carosini
  • Javi Rodríguez Nebreda
  • Paulo Roberto

Nacionais:

  • Falcão
  • Ricardinho
  • Amandinha
  • Schumacher
  • Manoel Tobias

Leia também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.