Cultura popular
Cultura popular é tudo o que envolve as manifestações culturais produzidas pelo povo.
Cultura popular é tudo aquilo que envolve manifestações culturais, tais como dança, festas, literatura, folclore, culinária, música e arte que são produzidas pelo povo.
O termo cultura é muito amplo, por isso, ele envolve tradições, comportamentos, práticas sociais e símbolos que se associam à linguagem popular.
Sendo assim, a cultura popular surge a partir da interação entre as pessoas que participam ativamente de sua construção e manutenção.
Cultura popular brasileira
A cultura popular brasileira é formada a partir da fusão de diversos povos, tais como os indígenas, africanos e europeus.
A nossa cultura reúne um conjunto de crenças, costumes, tradições e lendas que são passadas de geração a geração, garantindo a manutenção da mesma.
Dentro da cultura brasileira, podemos destacar:
A literatura brasileira é bastante rica e variada. Ela concentra diversos gêneros que tratam a história do nosso povo de acordo com a sua realidade.
- Literatura de Cordel
- História do folclore brasileiro
- Folclore da Região Norte
- Folclore da Região Nordeste
- Folclore da Região Centro-Oeste
- Folclore da Região Sudeste
- Folclore da Região Sul
A música brasileira reúne diversos ritmos que a definem como animada e alegre. Muitas vezes ela narra a vida da população.
- Cantigas de roda
- Samba
- Samba de roda
- Música sertaneja
- Bossa Nova
- Marchinhas de Carnaval
- Moda de viola
- Música Popular Brasileira (MPB)
As danças brasileiras acompanham ritmos mais intensos e animados. Elas estão intimamente ligadas ao folclore do país.
- Frevo
- Maracatu
- Carimbó
- Quadrilha Junina
- Maneiro-pau
- Capoeira
- Caninha verde
- Bumba Meu Boi
- Fandango
- Forró
- Xaxado
- Catira
- Ciranda
As festas brasileiras se originam de uma mistura das festividades portuguesas, africanas e indígenas. Em razão da extensão do país, cada região possui sua festa tradicional.
- Carnaval
- Festa do Divino
- Festa do Divino Pai Eterno
- Folia de Reis
- Festa Junina
- Bumba Meu Boi
- Círio de Nazaré
A culinária brasileira é rica em temperos, sabores e texturas. Cada região do Brasil se destaca a partir de algum prato conhecido nacionalmente.
- Feijoada
- Acarajé
- Brigadeiro
- Pamonha
- Galinhada
- Pão de queijo
- Goiabada
- Pato no Tucupi
- Cuscuz paulista
- Barreado
A religião que atualmente predomina no Brasil é o catolicismo. No entanto, o povo brasileiro segue diversas crenças, sendo algumas tipicamente brasileiras:
- Religiões afro-brasileiras
- Religiões indígenas
- Protestantismo
Cultura erudita e cultura popular
A cultura popular é oposta à cultura erudita, visto que as tradições são criadas e mantidas pelo povo que atua de maneira espontânea. Já a cultura erudita é produzida e apreciada pela elite, por isso, é mais restrita e considerada “superior”, vista como a mais “culta”.
Com isso, a cultura erudita demanda mais estudos, diferentemente da cultura popular que conta com a interação entre as pessoas para a sua formação e manutenção.
É importante destacar que nenhuma cultura é superior a outra, pois cada uma carrega características que a definem e diferenciam das demais.
Cultura de massa e cultura popular
A cultura de massa foi criada pela indústria cultural, responsável por utilizar os meios de comunicação como os principais propagadores da “cultura pop”, uma cultura voltada ao consumo e à manutenção do capitalismo.
Ambas se relacionam e estão envolvidas na sociedade contemporânea industrializada. No entanto, a diferença que as separam é o fato de que, na cultura de massa, a arte e a cultura estão associadas a um modo de vida artificial que visa somente o lucro e a riqueza das elites.
Já na cultura popular, a arte e a cultura se constituem por meio da interação entre as pessoas, não se submetendo à indústria cultural e ao capitalismo.
Saiba mais em:
- Principais características da cultura afro-brasileira
- Patrimônio cultural
- Relativismo cultural
- Identidade cultural
- Cultura do Sudeste
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.