História da Arte
A História da Arte é vasta e complexa, pois envolve todos os períodos da história da humanidade.
A História da Arte é ampla e complexa, pois se desenvolve a partir do avanço da humanidade. Por isso, ela se divide em alguns períodos que correspondem a fases históricas.
As inúmeras civilizações que se desenvolveram ao longo dos milênios criaram suas produções artísticas. Alguns pesquisadores afirmam que a arte existe desde a Pré-História, sendo uma ferramenta essencial para o estudo da história da humanidade, pois revela o processo de entendimento dos seres humanos.
A História da Arte reúne olhares que contribuem para a compreensão da evolução da espécie humana, por isso, ela é organizada em períodos que acompanham o desenvolvimento das civilizações.
Por estar relacionada às primeiras manifestações humanas, a arte possui inúmeras formas, como a música, o teatro, a dança e as artes visuais que têm como objetivo transmitir ideias, emoções e visões de mundo.
A História da Arte é um campo que está em constante construção, pois acompanha o desenvolvimento da sociedade.
Arte na Pré-História
As primeiras formas de expressões artísticas humanas foram encontradas em sítios arqueológicos do período pré-histórico.
As pinturas rupestres aliadas às esculturas primitivas, nos sugerem sobre a forma como esses grupos humanos compreendiam a natureza, as relações sociais, o cosmos e as crenças.
Arte na Antiguidade
Entre as civilizações que se desenvolveram na Antiguidade, a arte ocupou um lugar de destaque, dialogando diretamente com o modo de vida dos povos que se fixavam tanto no Oriente quanto no Ocidente.
Marcada por símbolos, a arte na Antiguidade surgiu a partir da invenção da escrita até as primeiras manifestações artísticas cristãs.
Entre as expressões artísticas deste período, podemos citar:
- Arte Paleocristã ou Cristã Primitiva
- Arte Romana
- Arte Grega
- Arte Egeia
- Arte Mesopotâmica
- Arte Egípcia
- Arte Fenícia
- Arte Celta e Germânica
- Arte Etrusca
Arte na Idade Média
A Arte na Idade Média se desenvolveu em muitos aspectos, desde a construção de catedrais e pinturas góticas, até a tapeçaria persa, pinturas bizantinas e mesquitas islâmicas.
A mistura cultural proporcionada pelos germânicos, muçulmanos, cristãos e outros povos fez com que a arte florescesse em diversos âmbitos.
Esta fase foi marcada por uma intensa influência da Igreja Católica no cotidiano dos europeus, por isso, toda a produção artística esteve associada à religiosidade.
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada pelo apogeu do Renascimento Cultural e Artístico, que se destacou no continente europeu, principalmente na Itália.
As expressões artísticas desta época foram divididas em:
Arte na Idade Moderna
A Arte na Idade Moderna se destacou por ser uma expressão desenvolvida por artistas renascentistas. O século XV é marcado por uma intensa efervescência artística, cultural e intelectual.
A valorização do ser humano foi a principal marca deste movimento, que teve sua origem na Itália. As artes produzidas durante o Renascimento, traziam consigo novos sentimentos e anseios.
A partir de então, o pensamento medieval, tão influenciado pela Igreja Católica, perde espaço para a exaltação do homem.
Confira mais informações sobre este período clicando logo abaixo:
- Artistas do Renascimento
- O Renascimento
- Quem foi Leonardo da Vinci? – Um dos maiores gênios da humanidade!
- História da Arte – Rococó
- Barroco – Artistas, resumo e características
- Características do Barroco
Arte Pré-Colombiana
A Arte Pré-Colombiana são as expressões artísticas desenvolvidas pelos povos que habitaram o continente americano antes da chegada dos europeus.
São vistas como artes pré-colombianas as peças com simbolismo religioso ou decorativo e construções arquitetônicas.
Esta arte possibilitou o desenvolvimento de estudos sobre o modo de vida dos diversos povos que viviam neste continente.
As manifestações artísticas expressadas por estes povos podem ser vistas a seguir:
Arte na Idade Contemporânea
É chamada de Idade Contemporânea a fase que se iniciou com a Revolução Francesa, em 1789, e envolve até os dias atuais.
Em nível internacional, este período é marcado pela Revolução Francesa, Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.
Até o momento, as correntes artísticas que se destacam nesta fase, são:
- Esteticismo
- Neoclassicismo
- Romantismo
- Realismo
- Surrealismo
- Naturalismo
- Impressionismo
- Pós-Impressionismo
- Cubismo
- Dadaísmo
- Futurismo
- Expressionismo
- Modernismo
Arte no Brasil
A Arte no Brasil se expressa antes da chegada dos portugueses. O estado do Piauí é um cenário que reúne várias pinturas rupestres que datam de 15 mil anos atrás.
O Brasil reúne inúmeras expressões artísticas que acompanham os momentos históricos do país. Podemos citar:
- Arte Indígena
- Neoclassicismo no Brasil
- Barroco no Brasil
- Modernismo no Brasil (Semana de Arte Moderna de 1922)
- Realismo
- Romantismo
- Simbolismo
- Naturalismo
- Arte contemporânea brasileira
- Parnasianismo no Brasil
Saiba mais em:
- Vanguardas europeias – Resumo e características
- Questões sobre a Semana de Arte Moderna de 1922
- Mário de Andrade
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.