Tabela Periódica completa e atualizada 2019

Conheça a configuração atual da Tabela Periódica e descubra quais foram os últimos elementos a serem oficialmente incorporados a ela.

0

Amplamente utilizada nas escolas na disciplina de química, a tabela periódica é um modelo criado com o intuito de agrupar os elementos químicos conhecidos e facilitar o acesso a algumas de suas características.

Desde a sua criação, no início do século XIX, até hoje, ela já passou por diversas alterações. Atualmente, nas escolas, o modelo majoritariamente adotado é o proposto pelo químico Dmitri Mendeleiev (1834 – 1907).

Tabela Periódica atualizada

Com a oficialização de quatro novos elementos químicos em 2016 (Ununséptio, Ununtrio, Ununpêntio e Ununóctio), a Tabela Periódica sofreu sua alteração mais recente, e passou a contar, oficialmente, com 118 elementos químicos, sendo 92 naturais e 26 artificiais.

Eles estão representados por cada quadradinho da tabela, e além do nome, eles contêm o símbolo, o peso atômico e o número atômico de cada elemento.

Este padrão é estabelecido em todo o mundo pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), ou em português, União Internacional de Química Pura e Aplicada. Ela é uma organização não governamental (ONG) destinada aos estudos de química.

Estrutura da Tabela Periódica

A Tabela Periódica é dividida entre períodos e famílias. Vejamos a seguir como acontece esta divisão.

Períodos: ao todo, os Períodos da tabela são divididos em sete. Eles são as linhas horizontais, onde os elementos que possuem o mesmo número de camadas eletrônicas ficam agrupados. Veja como eles são divididos:

  • 1º Período: 2 elementos
  • 2º Período: 8 elementos
  • 3º Período: 8 elementos
  • 4º Período: 18 elementos
  • 5º Período: 18 elementos
  • 6º Período: 32 elementos
  • 7º Período: 32 elementos

Famílias: se por um lado os Períodos são as linhas horizontais, por outro, as Famílias, também chamadas de Grupos, são as linhas verticais. Basicamente elas agrupam elementos que possuem o mesmo número de elétrons na sua camada mais externa, conhecida como camada de valência.

Ao todo, são 18 Grupos, divididos entre A e B, se relacionando principalmente de acordo com suas propriedades químicas. Confira a divisão das Famílias da Tabela Periódica.

Elementos representativos (Grupo A): podem ser conhecidos também como elementos típicos ou característicos. São considerados os elementos mais conhecidos da Tabela Periódica. Eles apresentam como característica comum, que é possuir o elétron mais energético no subnível s ou p, ou seja, possuem subníveis completos.

Elementos de Transição (Grupo B): também são conhecidos como metais de transição. Isso porque eles possuem propriedades intermediárias entre os elementos metálicos e não-metálicos.

Eles podem ser classificados como de transição interna ou transição externa e estão localizados na região central da Tabela. São bastante conhecidos por sua alta condutividade elétrica e térmica.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.